Prefeitura renova e investe em recursos para diagnóstico precoce do câncer de pele e outras lesões

A iniciativa, que faz parte das diversas ações de estruturação e modernização da Saúde Pública Municipal, realizadas desde o ano passado, tem como objetivo possibilitar melhor qualidade aos pequenos procedimentos e tratamentos de pele que são ofertados no Centro de Saúde. Aproximadamente R$ 60 mil foram investidos na aquisição de substâncias e instrumentos utilizados em biópsias de lesões, crioterapia e eletrocristalização de lesões cutâneas.

Entre os itens comprados pela atual gestão estão: Aparelho de eletrocautério (cauterizador para remoção de manchas e sinais da pele); Criocautério (aparelho para cauterização de pólipos, lesões verrugosas e lesões de pele); Galão de Armazenamento de Nitrogênio Líquido (utilizado em procedimentos); Dermafreeze (produto para criocirurgia de lesões benignas da pele); Kits de cureta dermatológica (instrumentos e raspagem); Kits de Punch dermatológico (instrumentos para coleta de fragmentos de tecido); Lidocaína (substância ativa de anestésico local); Frascos plásticos para armazenamento de materiais de Biópsia; Carro auxiliar de curativos; e Foco de Led.

O Câncer de Pele é uma doença que ocorre devido ao desenvolvimento anormal das células da pele. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O Câncer de pele é uma doença com cura, se descoberto logo no início.

Como Identificar?

Os principais sintomas do câncer de pele são:

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;

Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;

Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;

Ao identificar qualquer alteração ou sintomas, um profissional médico deve ser procurado.