Primeira Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) é realizada na Prefeitura de Matão

Alinhada a ideias modernas de relações institucionais no trabalho a SIPAT trouxe palestras, ginástica laboral, apresentações dos corais ‘Vozes do Luizinho e Canto da Rosa’, tenda com exposições de panfletos orientativos e equipamentos de segurança do trabalho e concurso de desenhos dos filhos de servidores municipais.

Esta é a primeira vez na história do município que o grupo da ‘Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio’ (CIPAA) ganha autonomia, incentivo e recursos da Prefeitura Municipal, para elaboração e realização desse modelo de evento voltado ao bem-estar e a saúde do funcionário público, em seu ambiente de trabalho.

Para o prefeito Cido Ferrari, cuja carreira profissional sempre esteve atrelada a luta por direitos do trabalhador, a modernidade chegou e com ela novas maneiras de enfrentar o dia a dia no trabalho, com saúde e capacitação. A SIPAT traz um motivacional necessário para todos nós, que precisamos de força para nos reinventar a cada dia. Por isso agradecemos ao pessoal da CIPA que organizou esse evento bastante importante para os servidores e parabenizamos a todos pela maneira com que se envolveram nas atividades. O resultado é um trabalho ainda mais qualificado para o atendimento dos munícipes e assim todos ganham”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

Conforme relataram a presidente e o vice-presidente da CIPAA, Juliana G. E. P. Antônio e Cilas Ferreira, o grupo de trabalho procurou a Secretaria de Administração e Finanças, na pessoa do seu secretário Willian Di Gaetano Bassi e propôs a realização do evento, seja a ‘1ª Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho’. “Agradecemos ao prefeito Cido Ferrari e ao secretário Willian, pois todas os nossos pedidos para a realização desse evento foram apoiados, incluindo os recursos para a criação do material de campanha institucional publicitária (panfletos, camisetas) e liberação de todos os funcionários da Prefeitura para participarem da SIPAT”, reforçou Cilas.

A SIPAT ocorreu no pátio de estacionamento, ao lado do Serviços Especializados em Medicina do Trabalho (SESMT), sendo que pelo menos 800 servidores públicos municipais participaram das atividades durante a semana, com várias ‘Tendas’ instaladas com orientações preventivas:

Tenda da Saúde – testes rápidos e orientações

Tenda da Vigilância Sanitária – como evitar mosquito da dengue e escorpiões

Tenda do SESMT – orientações sobre como cumprir as NRs de segurança no trabalho

Tenda do Trânsito – ações educativas para o respeito as regras de trânsito

Tenda da CIPA – o que é a CIPA e qual sua importância

Tenda do Meio Ambiente – dicas sobre cuidados e preservação

Da mesma forma, conduzidos por profissionais vinculados à Prefeitura, os temas das palestras e apresentações despertaram o interesse de todos: O SAMU, explicou sobre primeiros socorros; o educador físico, Vinícius Tosadori, realizou a ginástica laboral; a assistente social, Stefani de Paula O. Souza e o jornalista Augusto Bial, ambos do Projeto Renascer (Pessoas em Situação de Rua), falaram sobre como vencer a dependência química; o psicólogo André Dias, diretor da Associação Pão Nosso, discorreu sobre ‘assédio moral e sexual no trabalho’; teve teatro de fantoches (bonecos), para alertar sobre a dengue e seus agravantes.

Dessa forma a SIPAT consistiu em uma semana de mobilização de servidores públicos para ouvirem palestras, exercitarem a ginástica laboral e acessarem materiais informativos com orientações que promovem a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.

Tratou-se de um assunto sério, mas de maneira descontraída com sorteios de brindes, incluindo a escolha dos desenhos criados por filhos dos servidores, com idade até 12 anos, voltado ao tema: Como é o trabalho dos meus pais? Os três desenhos mais votados ganharam um brinde e ficarão expostos no site da Prefeitura durante o período de festa de fim de ano.