Procissão de Ramos volta a acontecer em Matão

Celebrando o Domingo de Ramos (10/04), neste final de semana, acontece a 36ª caminha da fé, a Procissão de Ramos de Matão, um dos eventos religiosos mais tradicionais do município. A celebração que reúne milhares de fiéis, volta a acontecer normalmente, após dois anos interrompidos em consequência do período de isolamento social, por causa da pandemia da Covid-19. A programação religiosa será iniciada a partir das 05h30.

“Estamos felizes por esta celebração voltar a acontecer presencialmente, pois esta caminhada religiosa representa a intensidade da fé do povo matonense. Domingo será um dia muito especial e de renovação para todos desta cidade e demais pessoas que vêm até Matão”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Todos os anos, cerca de 7 mil fiéis participam da caminha da fé. A concentração acontece em frente à igreja da Vila Santa Cruz, onde todas as comunidades se reúnem e seguem em direção ao Estádio Municipal “José Luiz Vicente”, no bairro de Silvânia.

Durante este percurso de aproximadamente 10 quilômetros, no momento da passagem dos fiéis abaixo do viaduto da Rodovia Faria Lima, todos os párocos se concentram acima da estrutura e abençoam os ramos levados. Após este momento, a caminha segue e depois é finalizada em Silvânia, onde acontece a celebração eucarística com todos os Padres.

Ao longo da semana, a Prefeitura de Matão vem organizando a infraestrutura necessária para receber o público. Para o evento são disponibilizados palco, som, sanitários químicos e água mineral. Além disso, parte do efetivo da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito é responsável pela segurança, desde o início até o final do evento.

“Este é um momento celebrativo, pois revivemos a entrada de Jesus em Jerusalém e o domingo marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas e a Prefeitura de Matão por contribuir com toda a infraestrutura”, disse o Padre Marcelo Jolli, pároco da Paróquia Santa Cruz.

A recomendação é que os participantes compareçam de máscaras, utilizem álcool em gel para assepsia das mãos e mantenham-se hidratados.

Trânsito

A partir das 04h00 da manhã de Domingo (10/04), a Rua Sinharinha Frota estará interditada, desde a Avenida Araraquara, sendo liberada após a saída dos fiéis.

Já Via Clito Bastia, entre Matão e Silvânia, estará interditada a partir das 04h30 da manhã.

O acesso ao bairro de Silvânia será liberado no encerramento da missa campal, com término previsto para as 12h00.