Programa “Adote uma área pública” recebe nova adesão com projeto social para a comunidade

O programa “Adote uma área pública” realizado pela Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem se tornado cada vez mais abrangente, com novas adesões e parcerias, conforme a Lei 5.422 de 04 de março de 2021, de autoria do vereador Paulo Bernardi, que prevê ampliações para práticas desportivas.

Dessa vez a ONG Pão Nosso, que já desenvolve um trabalho na Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em situação institucional, bem como o acolhimento de pessoas em situação de rua (Projeto Renascer), agora passa a ser parceira do município, no sentido de cuidar da manutenção e conservação do Conjunto Esportivo Antonio Galli, bem como implantar um projeto socioesportivo, localizado junto a praça do Jardim do Bosque, “Matinha do Bosque”.

Vinculado também a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, o programa se estenderá a comunidade, sendo que no espaço (Matinha do Bosque) será implantado uma “Escolinha de futebol”, aulas de dança, xadrez, futsal e futevôlei.

A assinatura do convênio foi assinada esta semana pelo prefeito Cido Ferrari. “Estamos contentes com essa parceria, pois o espaço de esporte e lazer da ‘Matinha do Bosque’ necessita de melhorias que possam beneficiar principalmente as famílias que moram nas proximidades. Logo vamos ver por ali as crianças, os jovens e adultos, jogando futebol, brincando, fazendo atividades de lazer, e isso nos deixa muito satisfeitos”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o coordenador do Projeto Renascer gerido pela Associação Pão Nosso, Renato Silva, as pessoas que encontravam-se em situação de rua e que foram acolhidas pelo projeto “Renascer” vão contribuir com as melhorias na infraestrutura da “Matinha do Bosque”. “Alguns têm habilidades com serviços de pedreiro, pintura e jardinagem. Assim poderão dar uma contrapartida em relação a acolhida que têm recebido neste momento de saída das ruas, reintegração à sociedade e qualificação para oportunidades no mercado de trabalho”, explicou.

Estavam também presentes na oficialização do convênio o secretário de Administração e Finanças Willian Di Gaetano Bassi, a presidente da Associação Pão Nosso, Camila Dardani, bem como o coordenador de projetos e psicólogo André Dias e o psicólogo do Renascer Renan Vicente.

“Esse trabalho é muito importante para a população de Matão, pois proporcionará integração e lazer às crianças e jovens além de atuar em parceia com demais projetos sociais do município”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luiz Tamanini.

Vale lembrar que o programa “Adote uma área pública” consiste na parceria entre o poder público municipal e pessoas físicas ou jurídicas, organizações não governamentais, associações ou centros comunitários, cujo objetivo é cuidar, recuperar e manter a vitalidade e beleza das áreas públicas, a fim de evitar sua degradação, estendendo-se a estabelecer parcerias com outras iniciativas comunitárias.

Os interessados em participar do programa “Adote uma área pública”, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do telefone (16) 3383-4060 ou 3383-4055.