Programa “Adote uma área pública” recebe primeiras adesões

O prefeito Adauto Scardoelli recebeu na tarde de sexta-feira (23/12), o vereador Paulo Augusto Bernardi e representantes de várias instituições do município para dar andamento no programa “Adote uma área pública”.

O projeto de autoria do vereador Paulo Bernardi, transformado na Lei 5.422, de 04.03.2021, instituiu no município de Matão o programa “Adote uma Área Pública”, abrangendo, em princípio, canteiros centrais, rotatórias, praças, parques, jardins, áreas de lazer e destinadas a práticas desportivas e outras áreas públicas.

Desde que o projeto foi apresentado sabíamos do seu grande potencial e por isso recebeu todo o nosso apoio e foi implantado de imediato. É uma alternativa simples e viável, agora regulamentada por Lei, que vai ajudar a manutenção das nossas áreas públicas e gerar economia para o município. Agradeço ao vereador Paulo Bernardi pela iniciativa e aos demais vereadores por terem aprovado o projeto. Agora contamos com a apoio dos empresários e instituições para que adotem as áreas e ajudem o poder público a cuidar da cidade. Estamos fazendo a nossa parte, que é nossa obrigação, mas toda ajuda será sempre bem-vinda”, avaliou o prefeito Adauto Scardoelli.

O programa consiste na parceria entre o poder público municipal e pessoas físicas ou jurídicas, organizações não governamentais, associações ou centros comunitários, objetivando ações para o cuidado, recuperação e manutenção das áreas públicas, evitando sua degradação.

Estamos muito felizes em ver que o projeto já está ganhando corpo e não tenho dúvida de que será um grande sucesso. Agradeço ao prefeito Adauto Scardoelli pelo apoio e a todas as empresas e instituições que estão manifestando interesse em adotar uma área pública”, disse o vereador Paulo Bernardi.

Na oportunidade, a família Bernardi, formalizou o interesse em adotar a Rotatória Helder Bernardi, localizada Via Carl Fischer, no bairro Vila Maria. Da mesma forma, o Rotary Club de Matão, adotou a rotatória do cruzamento da Avenida Padre Nelson com a Rua Sinharinha Frota, no Centro.

Outros representantes de instituições e de empresas do município manifestaram o interesse em adotar novas áreas a serem definidas. Estiveram presentes na reunião, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, ACE Matão, Sincomércio, Rotary Club de Matão e Matão Terra da Saudade, Ótica O Garoto, CP Kelco, Focco Administradora de Condomínios e OAB Matão.

O zelador ambiental, José Oliveira, da empresa Zelo Ambiental, mostrou o trabalho desenvolvido na área ambiental por meio da empresa CP Kelco e do Rotary Club de Matão, e apresentou alternativas de novos projetos para o município.

Estamos atravessando um momento difícil, mas, com este tipo de projeto e o envolvimento dos empresários e da sociedade civil em geral, somado ao trabalho do poder público, que está atuando permanentemente em todas as áreas, vamos colocar a cidade nos trilhos novamente”, citou Adauto.

As regras para adesão ao programa foram regulamentas pelo decreto n° 5.320/2021. Confira a íntegra da Lei e do decreto nos links a seguir:

Lei – https://bit.ly/3xtORwy

Decreto – https://bit.ly/3vlyHmV

Mais informações, no Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (16) 3383-4055