“Proibido Jogar Lixo”: Prefeitura instala placas e intensifica fiscalização em áreas públicas

Atualmente, um dos principais desafios do município é manter áreas públicas livres do lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente. Com o objetivo de intensificar as ações da limpeza urbana, a Prefeitura de Matão realizou um mapeamento para identificar pontos de descarte irregular. Na tentativa de inibir a prática e extinguir os chamados “lixões”, nesta semana, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos estão mobilizadas na instalação de placas que contém o indicativo “Proibido Jogar Lixo e Entulho”.

No informativo também consta a Lei Municipal nº 4138/2010 que determina infração média ou grave para quem for flagrado despejando lixo nestes locais. De acordo com o Código de Meio Ambiente e Saneamento que estabelece as normas gerais de proteção, controle e desenvolvimento do Meio Ambiente, com base no Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e Ambiental de Matão, a multa para esta prática pode chegar entre R$ 1.221,78 a R$ 8.727,00.

Com a expansão do município, a quantidade de resíduos também aumenta e novas alternativas são executadas para evitar transtornos aos moradores e ao ambiente. A coleta e transporte do lixo domiciliar em Matão tem funcionado de forma eficiente, além disso o município possui dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV), onde a população pode fazer o descarte de recicláveis, entulhos, podas de árvores e do lixo eletrônico. Complementando as ações, a Prefeitura tem a parceria com as Cooperativas para o recolhimento de materiais recicláveis realizado de porta em porta, diariamente.

Mesmo assim, o descarte irregular dos resíduos gerados, continua crescendo. “O problema é evidente, então, de acordo com as orientações do prefeito Adauto Scardoelli, estamos tomando medidas educativas, a fim de contar com a consciência de cada cidadão, porém a fiscalização nestes locais será intensificada”, ressaltou a diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani Ourique de Carvalho.

Com o apoio do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil, nesta semana, as placas estão sendo instaladas em áreas públicas no Distrito Industrial Adolfo Baldan, no Distrito de São Lourenço do Turvo, na Pedreira, no Portal Terra da Saudade, no Jardim do Bosque, no Jardim Primavera e no IV Centenário.

Constantemente, as máquinas da Prefeitura executam a limpeza destas áreas, inclusive, todos estes pontos que receberam as placas foram limpos. Ressaltamos que neste sentido, todos podem colaborar, pois apesar dos esforços do Poder Público, não é possível manter um fiscal para cada ponto. Por isso, contamos com o apoio de toda a comunidade”, disse a diretora.