Projeto ‘Visão Infantil’ é realizado pelo Rotary Club de Matão em parceria com a Prefeitura nas EMEIs

Projeto ‘Visão Infantil’ é realizado pelo Rotary Club de Matão em parceria com a Prefeitura nas EMEIs

Ação se repete há 10 anos e busca identificar crianças com dificuldade visual, encaminhar ao oftalmologista e providenciar óculos.

Alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), rotineiramente o procedimento da rede pública municipal de ensino, através da Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde é orientar os pais ou responsáveis pela criança a realizarem consultas com oftalmologista, quando os educadores observam que a criança tem dificuldade para enxergar.

Neste sentido o projeto ‘Visão Infantil’ vem somar as medidas preventivas já realizadas pela Prefeitura e conta com as parcerias entre o Rotary Club, Óticas Ray Cut, HSaúde e ETEC Sylvio de Mattos Carvalho.

Com início neste segundo semestre de 2023 termina esta semana a primeira etapa de aplicação do teste de acuidade visual realizada junto as crianças, com idade entre 3 e 6 anos, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Posteriormente, os alunos que apresentaram alguma dificuldade serão encaminhados para consulta médica gratuita com médico oftalmologista. A escola enviará comunicado aos pais ou responsáveis, informando local e horário.

“Consideramos de grande importância cuidar da prevenção da visão das crianças e por isso a proposta do Rotary Club em colaborar com a rede pública municipal de educação é muito bem-vinda. Agrademos aos demais parceiros dessa ação, aos pais e professores”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o ‘rotariano’ coordenador do projeto, senhor José Antonio Fragali, a missão do Rotary é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. “Há cerca de um mês os testes identificaram que um menino não enxergava nada de uma das vistas e tinha baixa visão na outra. Logo ele foi encaminhado para tratamento”, relatou Fragali.

O cronograma/planejamento da atuação de um grupo de estudantes de enfermagem da ETEC Sylvio de Mattos Carvalho foi organizado pela enfermeira Lucele Schiavenatto, com a supervisão de professores desta instituição. Planeja-se para 2024 estender os testes aos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano). As crianças são posicionadas há cerca de 6 metros de distância de um quadro com letras e números, sendo que os tamanhos vão diminuindo, gradativamente (gráfico de Snellen), para identificarem esses símbolos.

Em consonância com as ideias do referido projeto que dura 10 anos, em 2022, o vereador Paulo Bernardi criou a Lei N° 5.687, que dispõe sobre a Campanha da acuidade visual nas pré-escolas e escolas de primeiro grau municipais de Matão. A referida propositura diz que o município poderá formar parcerias com entidades públicas ou privadas, escolas técnicas e universidades, bem como clubes de serviço.

Resultados de 2019

Foram avaliadas 1336 crianças, com idade entre 3 e 6 anos, sendo que

208 delas apresentaram algum tipo de dificuldade visual e 92 receberam gratuitamente os óculos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?