Relançamento da cartilha contra o Abuso Sexual em Matão: uma Iniciativa para proteção e educação

Mais de 15 mil exemplares serão distribuídos nas escolas de Matão.

Na quarta-feira (29), a sede da 82ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Matão) foi palco do relançamento da Cartilha contra o Abuso Sexual. Idealizada pelo Centro de Referência a Mulher Nica Pinotti e pela saudosa médica Dra. Helena Beatriz Périsse de Oliveira, a cartilha chega à sua terceira edição, trazendo ilustrações e conteúdo educativo voltado para crianças e adolescentes e tem como objetivo principal fornecer informações que facilitem o entendimento e a identificação de possíveis atos de abuso.

Mais de 15 mil exemplares da terceira edição da cartilha, que inclui atualizações sobre a proteção contra abusos no mundo online, serão distribuídas nas escolas de Matão.

O prefeito Cido Ferrari enalteceu a importância deste material e o trabalho de parceria entre as diversas entidades do município. “Um instrumento essencial na educação preventiva, que proporciona informações claras e acessíveis que podem ajudar a proteger as crianças e adolescentes da comunidade. Agradeço e parabenizo a contribuição de todos os envolvidos”, destacou.

Além do prefeito Cido Ferrari participaram do evento o presidente da OAB Dr. Paulo Augusto Bernardi, o vice-presidente, Dr. Paulo Caruzo, o juiz da Vara Criminal de Matão, Dr. Ricardo Rinhel, o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado, os vereadores Davison Sensei e Dr. Luiz Pelanca, a presidente do CONCRIAMA, Renata Bezerra, a Conselheira Tutelar, Ellen Ricci e a idealizadora da cartilha, Juju Oliveira.

Durante o evento de relançamento, autoridades locais e representantes de organizações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes destacaram a relevância da cartilha como ferramenta de prevenção e proteção. A importância de abordar o tema de forma aberta e educativa foi enfatizada, ressaltando que a informação é uma das principais armas nesta luta.

“É necessário levar conhecimento para que por meio das informações as pessoas deixem de ser vítimas, principalmente porque novos crimes acontecem como aqueles praticados pela internet. Parabenizo a todos os agentes responsáveis por esta inciativa em prol das nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o Dr. Ricardo Rinhel, juiz de Direito das Varas Criminal e de Infância e Juventude da Comarca de Matão.

O presidente da OAB, Dr. Paulo Augusto Bernardi, também destacou a necessidade de disseminar as informações. “A cartilha foi elaborada com a intenção de educar e conscientizar jovens, pais e educadores sobre os sinais de abuso sexual, além de oferecer orientações sobre como proceder em caso de suspeita ou confirmação de abuso e acreditamos que a escola é um meio fundamental neste combate”.

Esta edição conta com o apoio de diferentes órgãos de proteção como Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Matão (COMCRIAMA), Conselho Tutelar de Matão, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Ministério Público de Matão, Hospital Carlos Fernando Malzoni e Tribunal de Justiça.

O material ainda conta o patrocínio das empresas matonenses Baldan, Marchesan, Brasilux, Cia. Matonense de Saneamento, Hering, Paraty, World Comunicação Visual e Centro de Referência da Mulher “Nica Pinotti”.

Faça sua denúncia através dos seguintes serviços:

Conselho Tutelar de Matão
Rua Affonso Maccagnan, 630, Centro – (16) 3382-3235

Delegacia de Defesa da Mulher
Rua Affonso Maccagnan, 653, Centro – (16) 3382-5823

Fórum da Comarca de Matão
Rua Leandro Bochi, 560 – Monte Carlo
Fones: (16) 3221-1913 / 3221-1914/ 3221-1915 (Assistência Social e Psicologia)
Fones: (16) 3221-1924 (Anexo Violência Doméstica)

Hospital Carlos Fernando Malzoni
Rua Sinharinha Frota, 556 – Centro – (16) 3383-2500 ramal 2120