SAMU ganha nova Unidade de Suporte Avançado e prefeito Cido Ferrari anuncia aquisição de mais duas novas ambulâncias

Na quarta-feira (18), o prefeito Cido Ferrari compareceu em uma cerimônia realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo (SP), para receber da Ministra de Saúde, Nísia Trindade Lima, a nova Unidade de Suporte Avançado do Samu. Imediatamente, assim que chegou ao município, na manhã de quinta-feira (19), a equipe de socorristas recebeu o veículo que há muito tempo era aguardado e que já está em operação nas ocorrências de maior complexidade. Durante o encontro com os profissionais do SAMU, o prefeito Cido Ferrari fez um anunciou que já estão em processo de aquisição mais duas unidades: uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico.

“Reitero nossos agradecimentos ao Governo Federal por atender este pedido de Matão, um veículo essencial àqueles que salvam vidas e para quem precisa do serviço emergencial. A unidade conquistada representa um marco significativo para todos os munícipes, já que vai aprimorar a capacidade de atendimento de situações de maior complexidade na área de saúde, garantindo um suporte mais eficaz e ágil para os moradores do município e da região. Porem, ainda é necessário substituir outras duas unidades mais antigas, e a Prefeitura garantirá estes investimentos com recursos próprios”, citou o prefeito Cido Ferrari.

A nova Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é equipada com tecnologia de ponta, incluindo equipamentos como monitores cardíacos, desfibriladores, ventiladores mecânicos, e outros dispositivos médicos que permitem à equipe de atendimento (médico e enfermeiro) fornecer um suporte mais completo e sofisticado a pacientes em estado crítico.

Na capital, o prefeito Cido Ferrari esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde, Orivaldo Ademir Reguim (Faro) e do secretário municipal de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi. Ainda compareceram na cerimônia o presidente da Câmara, China Calabres e o vereador Davison Sensei.

Atualmente o município conta com duas Unidades de Suporte Básico, que é um tipo de ambulância usada para prestar assistência médica em situações que não requerem intervenções médicas de alta complexidade, além de uma Unidade de Suporte Avançado, altamente equipada e preparada para prestar assistência médica avançada em situações de emergência mais graves.

O secretário municipal de Saúde destaca que, devido à alta demanda por atendimentos, a aquisição de novas unidades é fundamental para a cidade, que também presta assistência a municípios da região. “São veículos que têm mais de 10 anos de uso, e são responsáveis por atender a uma média de mais de 20 ocorrências diárias em dias normais. Além disso, essas ambulâncias acumulam uma considerável quilometragem e já passaram por diversas manutenções, uma vez que, além de atender Matão, desempenham um papel vital nas cidades vizinhas de Dobrada, Taquaritinga e Ibitinga”, explicou.

A coordenadora da equipe do Samu de Matão, Marinês Mendonça, enaltece os investimentos previstos que refletem consideravelmente nos serviços prestados. “Agradecemos a gestão do prefeito Cido Ferrari que demonstra um forte empenho em atender às necessidades de saúde da população e por estar investindo no aprimoramento dos serviços. Esse esforço conjunto da administração municipal e da equipe de saúde contribui para fortalecer a infraestrutura nossos atendimentos, beneficiando a todos os cidadãos que precisam do SAMU”, citou.

A Prefeitura de Matão agradece todo empenho da equipe do SAMU de Matão formada pelos seguintes profissionais:

Marinês Mendonça da Silva – Enfermeira Coordenadora; Dr. Charles Alexandre A. Junior – Coordenador Médico; Dr. Izaias Longhitano Junior – Médico; Dr. Guilherme Paulo C. Amorim – Médico; Dr. Alex de Freitas Porsani – Médico; Dr. Cleverson Alvarez Tonin Junior – Médico; Dra. Cecília Zanchetta Sperandio – Médica; Dr. Antenor Minari Junior – Médico; Aryane C. D. M. L. Nascimento – Enfermeira; Kauê Rafael Quirino de Araújo – Enfermeiro; Fernanda Cristina A. Camargo – Enfermeira; Ana Paula Aparecida Tavares – Enfermeira; Patrícia Aparecida dos Santos – Enfermeira; Arildo de Almeida – Técnico de Enfermagem; José Luiz Santos Júnior – Técnico de Enfermagem; Ana Claudia Damião da Silva – Técnico de Enfermagem; Emídio de Paula Neto – Técnico de Enfermagem; Joelma Machado de Oliveira – Técnico de Enfermagem; Pablo Augusto Ribeiro – Técnico de Enfermagem; Talita Giseli R. Pereira – Técnica de Enfermagem; Sidnei Daguana Júnior – Condutor Socorrista; João André da Silva – Condutor Socorrista; Denver Marcos Bento da Silva – Condutor Socorrista; Roni Anderson da Silva Flores – Condutor Socorrista; Roger Weber Escudeiro – Condutor Socorrista; Carlos Moreira da Silva – Condutor Socorrista; Júnior Donizete Gonçalves – Condutor Socorrista; Diego Sales Bauer – Condutor Socorrista; Arnaldo Faria Claro – Condutor Socorrista; Igo Luiz Freire da Silva – Condutor Socorrista; Milton Manzini Duarte – Condutor Socorrista; Regis Luiz Rodrigues – Condutor Socorrista; e Márcio Luiz M. dos Santos – Condutor Socorrista.