Saúde de Matão recebe prêmio em reconhecimento à redução da transmissão vertical do vírus da Sífilis

A Secretaria da Saúde de Matão recebeu o prêmio “Luiza Matida” em reconhecimento a eficiência dos trabalhos que resultaram excelentes indicadores de redução da transmissão vertical do vírus da Sífilis, ou seja, passagem do vírus da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. O contágio pode ser evitado com o tratamento adequado e acompanhamento médico, como o pré-natal. A maior parte dos bebês com sífilis congênita não apresentam sintomas ao nascimento. No entanto, as manifestações clínicas podem surgir nos primeiros três meses, durante ou após os dois anos de vida da criança. São complicações da doença: abortamento espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, alterações ósseas, deficiência mental e/ou morte ao nascer.

“Estas são respostas concretas que mostram os avanços na Saúde de Matão. Parabenizo e agradeço a toda nossa equipe por mais esta merecedora conquista que resulta em qualidade de vida para nossa população. O desafio em reduzir a incidência de novas infecções de doenças transmissíveis, em nosso país e no mundo, depende de inúmeros fatores, mas acredito que quando o poder público acolhe sua comunidade com respeito, os resultados são exitosos”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.

A premiação aconteceu no Centro de Convenções Ibirapuera – HSPE, na 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita. Entre os 645 municípios do estado de São Paulo, apenas 211 cidades foram premiadas. Representando as equipes da Secretaria da Saúde de Matão, participaram da solenidade o diretor de planejamento de saúde, Jean Fernandes, o gerente de vigilância em saúde, Jonathas Carlos Custódio, a enfermeira Marina Sevilhano Cecchetto e o chefe de ambulâncias, Valdir Oliveira.

Em Matão, entre os principais serviços públicos desenvolvidos para as gestantes nas unidades de saúde, através da rede de atenção primária, estão os programas de acolhimento e orientação. No ano passado, com o intuito de garantir a integridade da saúde do bebê e da mãe, a Prefeitura de Matão, em parceria com o hospital Carlos Fernando Malzoni, desenvolveu a Cartilha da Gestante e Plano de Parto, dois materiais informativos voltados às condutas, cuidados e atendimentos prestados durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Outra iniciativa do município é programa o “Fala Gestante”. Mensalmente, uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde recebem as mamães nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s), para orientá-las sobre temas ligados à Saúde da mulher e do bebê.

“Muitos fatores estão envolvidos no trabalho de atenção às pessoas que vivem com HIV/Sifilis e outras doenças, mas acredito que é necessário desenvolver politicas públicas voltadas à orientação, ao acolhimento e a garantia de direitos para que todos tenham acesso aos serviços, e na atual gestão isso é preconizado de forma humanizada. Obviamente que estas ações são efetivas, junto a adesão dos tratamentos necessários, a realização de exames e testes rápidos e o acompanhamento do pré-natal, todos disponibilizados na saúde pública de Matão Além disso, existe o protagonismo dos profissionais da saúde que desenvolvem um grande trabalho na rede municipal, com autonomia para executar estas estratégias de cuidados. Tudo isso foi essencial na redução destes indicadores”, enfatizou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro).

O prêmio “Luiza Matida”, faz parte do Programa Estadual DST/Aids-SP, e é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis no estado de São Paulo.