Prefeitura de Matão passa a utilizar sistema de mapeamento urbano com Inteligência Artificial

Prefeitura de Matão passa a utilizar sistema de mapeamento urbano com Inteligência Artificial

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Administração e Finanças, anuncia mais um avanço em seus projetos com a introdução do mapeamento do espaço urbano por meio de inteligência artificial (IA). Entre seus objetivos, a iniciativa busca aprimorar e otimizar diversos serviços, e assim proporcionar uma gestão pública mais eficiente e econômica, alinhada às diversas ações de modernização, que reforçam o compromisso da cidade em se desenvolver, em consonância com os princípios de uma “Cidade Inteligente”.

“Com este diagnóstico a população terá uma resposta mais rápida e eficaz de suas demandas. A ferramenta também facilita o trabalho das nossas equipes que, muitas vezes, dependem de informações da comunidade através da Ouvidoria (Eouve) ou Protocolo para resolver algumas situações. Além de otimizar o tempo de logística dos trabalhadores e trazer maior agilidade à solução dos problemas, ela resulta em economia de recursos a longo prazo, pois permite que eles sejam resolvidos antes que se agravem”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

Operado por uma empresa terceirizada, desde o início do mês, um veículo equipado com câmeras de alta resolução e sensores especiais percorre todo o espaço urbano de Matão de forma sistemática. Utilizando um sistema integrado aos departamentos municipais, capaz de detectar uma ampla gama de irregularidades ou situações que necessitem de manutenção, sua tecnologia é capaz de identificar buracos, falta ou desgaste de sinalização viária, altura e calculo do mato alto, calçadas e bueiros irregulares ou obstruídos, rachaduras e desnível de vias, descarte de lixo e entulhos inadequados, placas de trânsito danificadas, caçambas em vias e outros.

Como exemplo, por meio da análise da Inteligência Artificial, o veículo ao transitar por uma via com buracos, consegue identificar as condições do asfalto e, com base nisso, revela quais serviços são necessários, se é o tapa buracos ou o recapeamento completo.

Além disso, o sistema oferece outras vantagens significativas, como a identificação de animais perdidos, fachadas e placas de publicidade irregulares, bem como veículos estacionados indevidamente sobre calçadas e problemas em áreas de difícil acesso ou que seriam mais difíceis de detectar por métodos tradicionais de inspeção.

“Este monitoramento permite muita agilidade na solução de quaisquer anomalias que possam comprometer a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos, e estas informações coletadas pelo sistema de mapeamento fornecem dados que nos permitem uma melhor compreensão das condições da infraestrutura urbana. A cada dia alcançamos mais um passo importante na jornada de Matão rumo à modernização e à excelência na prestação de serviços públicos”, revelou o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.

Nesta semana, diversos servidores municipais participaram de um treinamento com representantes da empresa responsável pela operação do sistema, onde puderam analisar os primeiros dados gerados na cidade.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?