Sua vida importa!”, “Falar é a melhor solução!”, “A vida é a melhor escolha!”

Ao longo do mês de Setembro, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal da Saúde, promove e participa de uma série atividades ligadas à Campanha Setembro Amarelo, iniciativa referente ao “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Neste ano, os temas “Sua vida importa”, “Falar é a melhor solução” e “A vida é a melhor escolha!” são trabalhados no município por meio das equipes da Saúde Mental que, constantemente, trabalham com ações de medidas preventivas e prestam o acolhimento e acompanhamento de pessoas com tentativas prévias e ideação suicida.

Além de levar conhecimento sobres os temas abordados, o objetivo das dinâmicas de valorização à vida têm o propósito de orientar a população sobre a necessidade de refletir a respeito dos sentimentos e pensamentos. Identificar, falar, valorizar os aspectos emocionais e buscar ajuda, são considerados pelos profissionais da área algumas das principais condutas destas medidas preventivas.

Recentemente, as equipes que compõem o Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho), o Núcleo de Prevenção à Violência, o CAPS AD e o CAPS II estiveram envolvidas em rodas de conversa e diversas palestras realizadas neste mês.

As dinâmicas aconteceram nas Escolas E.E. “Ernesto Masselani”, E.M.E.F. “Profª Helena Borsetti”, na Etec “Sylvio de Mattos Carvalho”, na Escola Senai “Oscar Lúcio Baldan”, na unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF), no Jardim Paraíso, na Unidade de Saúde do Distrito de São Lourenço do Turvo, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do IV Centenário e no CAPS II.

Grupo “Fica”

O CAPS II dispõe de atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Quanto à causa, no local também existe um grupo de acolhimento e de autoajuda, o “Fica”, que recebe semanalmente pessoas com tentativas prévias e ideação suicida.

O grupo é aberto à comunidade, e os encontros acontecem às segundas-feiras, a partir das 13h30, sempre com acompanhamento de psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os interessados em participar devem procurar o serviço no CAPS II.

Equipamentos da Saúde Mental

Matão é composta por uma ampla rede que oferta inúmeros atendimentos multidisciplinares, sendo eles:

Ambulatório de Saúde Mental – que oferece atendimento ambulatorial a adultos e adolescentes a partir de 13 anos, com demanda de transtornos leves e moderados, nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional;

CAPS II – atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo a adultos portadores de transtornos mentais severos e persistentes, nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional

CAPS AD – atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo a adolescentes e adultos em sofrimento decorrente ao uso abusivo de álcool e outras drogas, nas áreas de Assistência Social, Clínica Médica, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional

Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho) – atendimento a crianças de 0 a 13 anos, nas áreas de Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria, Neurologia e Terapia Ocupacional

Núcleo de Prevenção da Violência – atendimento a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência nas suas várias formas, na área de Psicologia