A Prefeitura de Matão anuncia o início de uma nova fase do projeto de videomonitoramento e vigilância digital, visando aprimorar a segurança e o monitoramento do município. A primeira etapa do projeto, que teve início com a instalação de 49 câmeras ao redor do Parque Ecológico, agora avança para abranger todas as vias de acesso de entrada e saída da cidade, o anel viário, ruas e avenidas da área central, além do entorno do Conjunto Poliesportivo “Laert José Tarallo Mendes”.
Com um investimento total de mais de R$ 7 milhões, o projeto global tem capacidade para instalação de até 20 mil câmeras e será executado de forma gradativa, utilizando recursos próprios da Prefeitura.
“Este projeto que vai potencializar a segurança pública de Matão tem uma série recursos de alta performance a favor do bem-estar da comunidade matonense. Nossa cidade foi toda mapeada para que estes equipamentos fossem instalados em pontos estratégicos para que nossa central e as autoridades policiais, tenham uma visão total de todas as regiões. É uma resposta às demandas que a cidade tem e que estão sendo resolvidas pela administração municipal”, citou o prefeito Cido Ferrari.
As câmeras instaladas no Parque Ecológico já estão plenamente operacionais, cobrindo áreas estratégicas como o playground, quadras esportivas, pista de skate, pista de caminhada e outras áreas de interesse público. A escolha do Parque Ecológico para o lançamento do projeto considerou a frequência de pessoas que diariamente estão no local.
A próxima etapa, prevista para ser iniciada nos próximos dias, contemplará a instalação de postes e câmeras, em todas as vias de acesso e saída da cidade, anel viário, centro comercial e o Conjunto Poliesportivo.
“Além disso, ele vai integrar um sistema para verificação de placas de veículos, o que vai facilitar o trabalho de identificação das autoridades em casos como irregularidades e roubo, bem como será integrado o sistema de reconhecimento facial que consegue captar imagens de pessoas com alta precisão e zoom, um recurso valioso para identificar pessoas desaparecidas, assim como indivíduos em atitude suspeita e até procurados pela justiça”, afirmou o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.
O sistema multiúso será operado por Agentes de Videomonitoramento, no prédio da Central de Videomonitoramento, construído recentemente e localizado ao lado da sede da Guarda Municipal, sendo que as imagens também ficarão disponíveis para as centrais da Polícia Militar e Polícia Civil, permitindo uma resposta mais ágil e eficaz diante a situações emergenciais.
Em breve, serão instalados os monitores e demais aparelhos no prédio da central, cuja a obra já está pronta para receber todo o aparato e as equipes.