Matão é representada na ‘VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ em Brasília por estudante da rede municipal de ensino

Esta semana, Giovanni Melges de Oliveira (14 anos) viajou de avião à Brasília-DF, e com autorização da família, se juntou aos demais jovens e professores da Delegação do Estado de São Paulo, sendo um total de 23 pessoas, para apresentarem suas pesquisas, selecionadas entre centenas de outros projetos.

Matão é representada na ‘VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ em Brasília por estudante da rede municipal de ensino

De 06 a 10 de Outubro adolescentes de todo país estão no Distrito Federal apresentando suas pesquisas, escolhidas pelas Secretarias de Educação dos Estados e o Ministério da Educação. Cuidar do Clima começa aqui! Esse é o tema do projeto, seja a ação pedagógica extraclasse da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU), que rendeu ao Município de Matão destaque positivo na ‘VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ em Brasília, esta semana.

 

Na prática, durante as aulas do Componente Curricular de Ciências, ministradas pela professora Alessandra dos Santos Pinto, os estudantes promoveram uma pesquisa ambiental, seguida de avaliação para melhorias do Meio Ambiente no entorno do Complexo do Caju. Eles identificaram que neste lugar existe uma mina, nascente do córrego São Pedro, coberta por árvores e erosão. A partir da análise da água da mina constatou-se que não é potável (imprópria para consumo humano). Viu-se também que há necessidade de extração de árvores exóticas e plantio de espécies apropriadas. Os estudantes e professores apresentaram as pesquisas a comunidade e orientaram sobre conscientização, preservação e sustentabilidade. Placas educativas com orientação serão fixadas no local.

 

Estamos felizes com a participação da nossa Educação, através da escola do CAJU lá em Brasília. Temos confiança no excelente desempenho do estudante Giovani em representar nosso município e mais uma vez parabenizamos o trabalho de pesquisa da escola. A revitalização de espaços de lazer, praças públicas, áreas verdes e cuidados com as nascentes de água, são ações que beneficiam as pessoas, trazendo mais alegria e saúde, o que contribui com a construção de um futuro ainda melhor para todos”, considerou o prefeito Cido Ferrari.


Durante toda esta semana, desde a viagem de Giovani à Brasília, ocorrida no domingo (05) o estudante está sob a tutela de quatro professores responsáveis pela Delegação Paulista e tem sido acompanhado pela Secretaria de Educação e Cultura. O Giovani tem nos informado sobre todas as experiências vivenciadas durante a estadia dele na ‘Conferência’. É um evento repleto de atividades, que ele poderá compartilhar com nossa comunidade escolar, quando retornar a Matão”, informou Claudionice Bellintani (diretora do Departamento de Educação).


Para garantir a participação do estudante Giovani, na ‘VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ em Brasília, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, providenciou documentações e recursos para a viagem, bem como acompanhou os preparativos da família do adolescente. A gerente do Fundamental II Michela Adriani, bióloga de formação, me ajudou a preparar a amostragem de sementes, solicitadas pela Conferência, para que o nosso aluno pudesse levar para exposição durante esta semana, ele viajou domingo (05) e retorna neste sábado (11), quando o motorista do município irá buscá-lo no Aeroporto”, relatou a diretora do CAJU, Celimara Avelino.


Na avaliação da diretora da EMEF Celso de Barros Perche (CAJU), Celimara Inês Garbim Avelino, um dos fatores que explicam o sucesso do Projeto de pesquisa, é a mobilização geral da escola em torno da proposta: além da professora Alessandra, do aluno Giovani, da coordenação, do corpo docente, do Grêmio, de dois representantes de cada sala (6º ao 9º ano), contamos com total apoio do Departamento de Educação (Prefeitura), bem como da comunidade do entorno da nossa escola, de instituições e empresas parceiras”, relata.

 

Com suporte da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, a escola do CAJU angariou parcerias para a realização das intervenções: a Concessionária Águas de Matão fez análise da água da mina; A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, identificou as árvores exóticas e escolheu as espécies adequadas para o replantio; O grupo de ambientalistas ‘Matão + Verde’, representado pelo voluntário Antônio Carlos Bandelli, realizou o plantio de árvores, com a comunidade escolar no dia 26 de julho deste ano de 2025; o Jornalista Sérgio Luiz Figueira (Sabará), autor do projeto “Quero ver meu rio limpo”, acompanhou os estudantes durante visita de inspeção no Córrego São Pedro, momento no qual contou-lhes a história deste corpo d’água que envolve o bioma no território do Complexo do CAJU.

 

O Objetivo da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é pedagógico e busca apoiar as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação quanto ao fortalecimento da educação ambiental e a promoção da participação Social.

 

No Estado de São Paulo foram inscritos 1.087 escolas/projetos, abrangendo unidades estaduais, particulares e municipais de todo este território. Para a ‘Fase Estadual, entre os inscritos, foram selecionadas 123 escolas/projetos, sendo que entre os 23 delegados eleitos em todo o Estado, se destaca o aluno Giovani, representante da rede pública municipal de Matão, que dessa forma foi selecionado para representar o Estado de São Paulo em Brasília esta semana de 06/10 a 10/10/2025.

 

Neste percurso classificatório o estudante Giovanni Melges de Oliveira e a professora de Ciências, responsável pela escrita do projeto, Alessandra dos Santos Pinto participaram nos dias 19 e 20 de agosto, deste ano, na Capital em São Paulo, da fase estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA); e desta vez o adolescente compõe a Delegação Paulista, no evento em Brasília.

 

Conteúdos Relacionados