Matão ganha ponto fixo para descarte consciente de lixo eletrônico

Em mais uma iniciativa voltada à sustentabilidade e à gestão responsável de resíduos, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Matão agora conta com um ponto fixo de entrega voluntária de lixo eletrônico. A ação visa oferecer à população um local seguro e adequado para o descarte de equipamentos eletrônicos, que, por conterem substâncias tóxicas e nocivas, representam riscos ao meio ambiente e à saúde humana quando descartados incorretamente.
Além de evitar a contaminação do solo e da água, a iniciativa também tem como objetivo possibilitar o reaproveitamento e a reciclagem dos componentes eletrônicos por meio de cooperativas especializadas, promovendo assim a economia circular.
Entre os materiais que podem ser entregues estão celulares, carregadores, pilhas, baterias, lâmpadas, notebooks, monitores, cabos, televisores, micro-ondas, caixas de som, ventiladores, liquidificadores, batedeiras, impressoras, teclados, mouses, entre outros dispositivos eletrônicos de pequeno e médio porte.
A entrega pode ser feita diretamente na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Av. 28 de Agosto, 651 – Centro, que funciona entre segunda a sexta-feira, das 8h às 17h00.
O prefeito Cido Ferrari destaca a importância da consciência coletiva para a preservação ambiental. “Somos responsáveis pela preservação do planeta e, para isso, precisamos repensar nossos hábitos, deixando alguns de lado e adotando novos. Atualmente, todos temos diversos dispositivos eletrônicos, e a facilidade de substituí-los com frequência tem gerado um volume alarmante de lixo eletrônico. É fundamental que tenhamos consciência ao adotar atitudes mais sustentáveis. Pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença para o nosso planeta.”.
Matão já possui uma forte atuação na área ambiental e realiza, anualmente, três edições do Mutirão do Lixo Eletrônico. A campanha mobiliza a comunidade e promove a conscientização sobre o descarte correto. Em cada edição, toneladas de resíduos são retiradas das residências e encaminhadas para destinos adequados, evitando que contaminem o meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adauto Lavezo, reforça a relevância da nova estrutura para desta iniciativa. “Com o crescimento do consumo de tecnologia, o volume de resíduos eletrônicos também aumenta dia após dia, representando um grande desafio ambiental. A criação desse ponto de coleta é uma forma de incentivar a população a práticas mais responsáveis. Todo o material recolhido tem um destino final apropriado, pois é encaminhado a cooperativas que fazem o reaproveitamento ou realizam o descarte de forma segura e ambientalmente correta.”
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3383-4060.