Prefeitura de Matão transporta para o Aterro Sanitário de São Carlos os resíduos do ATT do Paraíso

Prefeitura de Matão transporta para o Aterro Sanitário de São Carlos os resíduos do ATT do Paraíso

O problema do redirecionamento dos resíduos de lixo do Aterro de Triagem e Transbordo (ATT) do bairro Paraíso é o principal desafio para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos. Por isso, desde o início do ano, decisões importantes foram tomadas, com o objetivo de organizar o processo de descarte dos resíduos de lixo, que encontravam-se transbordantes e havia necessidade urgente de triagem manual. A empresa AMX Ambiental foi contratada, no início do mês de março e desde então, todos os dias cerca de 4 carretas ou caminhões, levam um total de 8 toneladas de resíduos de lixo, até o Aterro Sanitário de São Carlos.

O Prefeito Adauto Scardoelli reforçou sobre a importância da manutenção da separação dos resíduos no ATT do Paraíso, após a resolução do problema mais grave, que era o enorme volume encontrado no local, em janeiro deste ano: “é preciso manter essa organização que está sendo feita e para isso contamos com a colaboração da população, no sentido de que façam o descarte dos resíduos nos locais pré-definidos”.

O panorama visual do ATT do Paraíso mudou completamente, desde que os caminhões passaram a transportar os resíduos ao Aterro Sanitário de São Carlos. Houve também a separação manual dos sofás, guarda-roupas, colchões e madeiras de móveis, que estavam misturados ao montante de construção civil, galhos de árvores, lixos eletrônicos, entre outros tipos de resíduos domésticos.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Bussola, pretende-se que “os galhos de árvores, sejam utilizados para produção de energia em usinas; os restos de construção civil, utilizados na melhoria de estradas de terra das vias rurais; e os resíduos de lixo doméstico e lixo eletrônico, reencaminhados em pontos de coleta, espalhados pela cidade.

Para além disso, ao percorrer o entorno do ATT do Paraíso é possível conferir que a mina de água nascente, localizada há cerca de 30 metros do local onde é feito o descarte dos resíduos, está a salvo do risco que corria no início do ano de 2021, em ser contaminada pelo lixo. “Já começamos uma ação de educação ambiental, voltada a conscientização e informação sobre o descarte responsável dos resíduos, com placas informativas e lembretes sobre os pontos adequados”, reforçou Maria Bellintani, diretora de Meio Ambiente.

Neste sentido, as medidas tomadas entre o mês de janeiro de 2021 até o momento, pela Secretaria de Meio Ambiente de Matão, sobre o ATT do Paraíso estão em conformidade com as definições da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), sobre o redirecionamento adequado dos resíduos de lixo. “[…] A área de transbordo e triagem de resíduos da construção civil e resíduos volumosos é destinada ao recebimento de resíduos, para triagem, armazenamento temporário dos materiais segregados e posterior remoção para destinação adequada, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos”.

A Prefeitura pede aos cidadãos matonenses, para entrarem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones (3384-4055) e ou (3383-4077), caso constatem algum flagrante, de pessoas jogando resíduos de lixo em lugares proibidos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção artesãos!

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de artesanato...

Vagas PAT

1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO EXIGIDA-...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?