Prefeitura de Matão reuniu 900 educadores para formação continuada

A palestra “A Filosofia Africana e a Educação: Estratégia para o Ensino Antirracista” foi proferida pela Profª Dra Katiúscia Ribeiro.

O evento ocorreu sexta-feira (16/09) na SOREMA e além de reunir todas os servidores das escolas municipais, contou também com a presença do prefeito Cido Ferrari e do secretário de Educação e Cultura Alexandre Luiz Martins de Freitas. Havia uma ansiosa expectativa de aprendizagem por parte da numerosa plateia, formada por todos os educadores da rede pública municipal, sendo a maioria, mulheres.

Sobre a escolha do tema da palestra, o prefeito Cido Ferrari, ressaltou: “infelizmente o racismo ainda existe em todo lugar. O racismo estrutural é um mal que precisa ser combatido em nossa sociedade. Conversar e refletir sobre racismo, principalmente destacando a força, a inteligência e a enorme contribuição histórica que o povo negro tem com o Brasil e o mundo, é uma forma de combate e de avanço para as relações humanas, a começar pela escola”.

Também muito aplaudido por todos, o secretário Alexandre Luiz Martins de Freitas lembrou que a escola tem um compromisso com a coletividade, não com interesses próprios. “Portanto, o professor não ensina o que ele quer, ele ensina valores e princípios democráticos. Este é o papel do professor, e só ele pode fazê-lo”, concluiu.

A palestrante Katiúscia Ribeiro, filósofa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nascida e criada em uma comunidade quilombola do Rio Grande do Sul, contou sua trajetória, falou sobre estratégias de ensino para transformar comportamentos racistas em relações humanizadas nos ambientes escolar e social, sendo que ao final apresentou o vídeo do programa ‘O futuro é ancestral’, cuja abordagem é sobre ‘racismo estrutural’, que apresenta na GNT (Globosat News Television).