Começam as obras do complexo da nova escola Senai “Oscar Lúcio Baldan”

Na sexta-feira (12), o prefeito de Matão, Cido Ferrari, acompanhado do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Matão/Araraquara, Paulo Sassi, do diretor-titular do Ciesp-Matão, Alex Antoniosi, do vice-diretor da Diretoria Regional do Centro das Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp-Matão), Roberto Cadioli, e do diretor municipal de Obras, Robson Onofre, realizou uma visita no local onde será construído a nova escola “Oscar Lúcio Baldan”. A equipe esteve acompanhada de engenheiros da Engetal Engenharia e Construções, empresa responsável pela execução das obras, bem como dos engenheiros do Serviço Social da Indústria (Sesi), que supervisionarão toda a estrutura. O propósito da visita técnica foi acompanhar o início da segunda fase do projeto, que tem início neste mês com a construção de todo o complexo, que abrange uma área total de 12.500 metros quadrados.

“Após grande expectativa, esforço e protagonismo de diversas instâncias da nossa cidade comprometidas com a formação técnica, inicia-se a construção do ‘novo Senai de Matão’, resultado de uma parceria que objetiva o desenvolvimento profissional e industrial da nossa cidade. Este empreendimento é símbolo da força de uma cidade industrial, responsável pelo crescimento econômico no nosso país, e que vai garantir grandes oportunidades de aprendizado e crescimento educacional para os matonenses”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o edital, as obras, que começaram nesta semana, seguirão um cronograma rigoroso, com previsão de conclusão para aproximadamente 720 dias. Nesta segunda fase será construído todo o complexo que inclui dois blocos de oficinas e salas de aula; refeitório e sala de convivência; administração; auditório; bloco para curso de empilhadeira e manutenção; biblioteca; área para unidades móveis; quadra poliesportiva coberta com vestiário; portaria; e bicicletário. A primeira etapa da construção, na qual foi concluída recentemente, envolveu os serviços de preparação e nivelamento do terreno.

Com investimento estimado em aproximadamente R$ 75 milhões, a futura unidade de ensino ampliará significativamente a oferta educacional. Com capacidade para a oferta de mais de 60 novos cursos, a unidade considerada a maior de todo o Estado, abrangerá formações nas áreas tecnológicas de Metalmecânica, Metalúrgica, Vestuário, Logística, Eletroeletrônica e Automotiva, ampliando a oferta de cursos e mantendo os cursos já consolidados (metalmecânica, metalúrgica, vestuário, logística e gestão).

As futuras instalações estão localizadas no bairro Nova Aurora, próximo à Rodovia Brigadeiro Faria Lima, e ocuparão uma área generosa de mais de 35 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura de Matão.