Ações do “Novembro Azul” continuam em Matão

O sábado (25), foi movimentado no Parque Ecológico, quando houve mais uma ação do movimento “Novembro Azul”, realizado pela Prefeitura e Matão, através da Secretaria da Saúde. O prefeito Cido Ferrari e a presidente o Fundo Social e Solidariedade de Matão prestigiaram o evento que teve o objetivo de mobilizar, ainda mais, o público masculino acima de 45 anos a realizar o teste de PSA (método para rastreamento do Câncer de Próstata em homens assintomáticos), além de alertar sobre a importância da realização de exames e consultas anuais para o diagnóstico precoce das doenças e incentivar práticas que melhoram a qualidade de vida.

Além deste método que é disponibilizado gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Matão, ainda foram realizados testes de glicemia e oximetria, aferição da pressão, consultas de orientação sobre a saúde do homem, abordagens do grupo antitabagismo, orientações sobre o mosquito transmissor da Dengue e outros vetores.

As Secretarias de Esportes e Lazer e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também compareceram prestando outros serviços. O evento ainda contou com a parceria das empresas Predilecta e Elite, que contribuíram com doações de brindes para sorteios. Uma bicicleta foi sorteada pela Secretaria da Saúde que organizou um setor de lazer com cama elástica, pula-pula, tobogã, pipoca e algodão-doce para as crianças.

Entre os fatores de risco do Câncer de Próstata estão: histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

A única forma de possibilitar a cura é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque real, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue de PSA.