Matão moderniza serviços da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano com nova ferramenta digital

Matão moderniza serviços da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano com nova ferramenta digital

Profissionais da construção civil e moradores que precisam dos serviços da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano de Matão têm mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos. A partir deste mês, quatro tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de deslocamento à Prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a Prefeitura implantou a “Aprova”, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual pelo digital e online. O lançamento do novo serviço aconteceu no dia 29 de fevereiro, na sede do Sincomerciários de Matão.

“A implementação de mais esta ferramenta, que faz parte de uma das etapas do projeto de modernização dos serviços públicos, vem para solucionar diversas demandas e trazer mais agilidade para os profissionais que atuam na construção civil e para os cidadãos matonenses. Essas melhorias serão implementadas gradualmente, e aos poucos estaremos introduzindo novas soluções”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.

Segundo o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Robson Moreira, além da melhora na comunicação entre a prefeitura e o requerente, também terá impacto positivo no tempo de espera. “Apesar das ações para tentar reduzir o prazo e melhorar o tempo de resposta para o requerente, alguns projetos demoravam 4 meses para serem concluídos. Agora, a expectativa é reduzir para no máximo até 30 dias com a nova plataforma”, explica.

Isso significa que os projetos devem ser atendidos em 75% menos tempo, um ganho de 2.160 horas para os profissionais que poderão tirar as obras do papel muito mais rápido.

O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços públicos digitais para a população, que já está adaptada à tecnologia e possui uma rotina online.

Além disso, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, possibilitando o acompanhamento em tempo real de cada atividade.

“A plataforma agiliza o atendimento porque coloca no automático etapas que podem ser facilmente realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas, o que garante transparência ao requerente em toda a tramitação do processo”, conclui.

Nesta primeira etapa da modernização, quatro serviços digitais estão disponíveis na secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano de Matão: Aprovação de Projeto; Habite-se; Certidão de Croqui ou Desdobro; e Certidão de Demolição

Para utilizar o sistema basta acessar https://matao.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito.

Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Mais informações podem na Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano de Matão, através do telefone 3383-4057.

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