Campanhas contra a Paralisia Infantil e de Multivacinação se encerram nesta semana com plantões no Centro de Saúde

Campanhas contra a Paralisia Infantil e de Multivacinação se encerram nesta semana com plantões no Centro de Saúde



No sábado (22), aconteceu uma grande mobilização em Matão, quando houve o terceiro e último “Dia D” da vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e de Multivacinação. As duas Campanhas, iniciadas em agosto deste ano, serão finalizadas nesta semana, com plantões nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 16h00 às 20h00, no Centro de Saúde.

A iniciativa do final de semana realizada pela Prefeitura de Matão, contou com a parceira de diversas entidades do município que tiveram o intuito de contribuir com a amplitude da cobertura vacinal. Ao longo do dia, entre as Unidades de Saúde do São Judas Tadeus/CAIC, Bom Jesus e sede da OAB, foram vacinadas contra a Polio 357 crianças de 1 ano a menores de 5 anos, o que resultou um aumento de 10% no índice do município. Até segunda-feira (24), foram imunizados 74,10% do público-alvo, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

No mesmo dia a Multivacinação conseguiu atingir 822 doses aplicadas em crianças e jovens menores de 15 anos que estavam com a situação vacinal atrasada. Entre as vacinas mais aplicadas foram Febre Amarela e HPV – Papilomavírus Humano.

Para mobilizar o maior número de pessoas, o grupo de voluntários das entidades contribuiu na estratégia de divulgação das ações e ofertou alguns atrativos para as crianças, como um “trenzinho” com personagens que percorreu algumas ruas de Matão convidando os pais e responsáveis do público-alvo, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce nas Unidades de Saúde, tudo ofertado gratuitamente pelos voluntários.

Nesta edição, o terceiro “Dia D” teve a parceria do Hsaúde, Hospital Carlos Fernando Malzoni, Associação Comercial e Empresarial de Matão (ACE), Sincomércio, Lions Clube Matão, Rotary Club de Matão, Rotary Club de Matão Terra da Saudade, Loja Maçônica Acácia Matonense, Loja Maçônica Terra da Saudade e OAB Matão.

Público-Alvo

A vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) é destinada a todas as crianças com idades entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A Multivacinação é destinada para crianças de 0 e jovens com até 14 anos, 11 meses e 29 dias que precisam atualizar a situação vacinal. A aplicação dos imunizantes acontece mediante a avaliação da caderneta de cada indivíduo, e são ofertadas mais de 20 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Crianças e jovens devem comparecer com seus responsáveis. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação, CPF da Criança e documento do responsável. Não será necessário agendamento prévio.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?