Com novidades “Tô Matão” é retomado e alcança recorde de público em sua 17ª edição

Com novidades “Tô Matão” é retomado e alcança recorde de público em sua 17ª edição

Milhares de foliões curtiram cinco dias de muita agitação em um formato de festa popular que contemplou a diversidade cultural do povo brasileiro, fomentou a economia local e reforçou o calendário de eventos públicos da cidade . Praças e avenidas de Matão voltaram a ganhar um colorido especial com a presença dos foliões atraídos pelos diversos ritmos sonoros dos batuques, percussões e mesas eletrônicas. Com mais de 20 atrações entre shows noturnos, matinês, blocos e apresentações de DJ’s, o evento realizado pela Prefeitura de Matão chega em sua 17ª edição superando todas as expectativas dos organizadores e com sucesso de público.

“Este Carnaval teve um sentido e uma empolgação diferente, pois ainda estamos superando as recentes sequelas causadas pela pandemia. Mas é preciso dar boas-vindas aos novos tempos com alegria e gratidão de estarmos vivos. Por isso, o nosso intuito foi levar uma mensagem de recomeço para que todos pudessem refletir sobre a dádiva de viver em harmonia. Agradeço à dedicação dos servidores municipais que não mediram esforços para realizar e entregar o melhor à população. Também agradeço ao protagonismo da população matonense e dos moradores da região que prestigiaram o evento em família. No próximo ano a festa atinge a maior idade e os foliões podem esperar uma celebração ainda maior”, disse o prefeito Cido Ferrari.

Entre sexta (17) e terça-feira (21), o público entrou no clima do evento que foi retomado após 7 anos. Além das atrações tradicionais como as Matinês na praça “Sizenando Silveira Leite” (Matinha do Bosque) e no Distrito de São Lourenço do Turvo e os shows noturnos na praça “Alfredo de Paiva Garcia”, algumas novidades fizeram parte da programação 2023.

default

Os shows noturnos ficaram por conta das bandas Cadeia Nacional, Flor de Abóbora, Beat Samba, Turma do Samba e grupo Sakanas. Já os “mini-foliões” se divertiram nas três matinês ao som dos grupos “Samba de Irmãos” e “Resenha dos Amigos”.

Os típicos ritmos musicais como axé, samba, marchinhas carnavalescas e pagode também estiveram no repertório que foi além do tradicional. Pensando na diversidade de gostos, o evento ainda envolveu outros gêneros com a presença dos DJ’s Kiko Alves, Raíssa Assunção, Ulisses Philipelli, Marjeta, Thigor Gharda e Renato Pimenta.

Relembrando os tempos passados dos carnavais de rua e dando continuidade à história, diariamente, antecipando a programação da noite, blocos e baterias se concentraram na “Rua do Esquenta”, ao lado do lago municipal, atraindo os foliões que se preparavam para os shows principais. Os blocos “Rabo de Galo”, “Vixe Maria”, “Alcoontece” e “Casa Pipa” e as baterias da torcida “Garra Azul”, “Batucada na Geral” e escola 100% Negro garantiram muito “samba no pé”.

“O Carnaval de Matão possui uma vitalidade cultural muito forte e merecidamente os festejos tiveram momentos saudosistas dedicados às pessoas e personagens que construíram esta história. Como uma festa onde o passado e o presente se encontram, para o ano que vem já estamos estudando a criação de um novo bloco em homenagem os ilustres protagonistas e personalidades e tantas outras pessoas que construíram e fizeram parte deste enredo”, disse o prefeito Cido Ferrari.


Outro saldo positivo é apontado pelo secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi. “Além de todo o sucesso da parte cultural e de adesão do público, existe um impulsionamento econômico considerável nesta festas realizadas pela Prefeitura, já que os diversos setores comerciais como bares, lanchonetes, restaurantes, entidades, hotéis, ambulantes e demais empreendedores que prestam seus serviços têm um retorno bastante rentável com a comercialização dos seus produtos”, salientou.

Para garantir a comodidade e a segurança da população a Prefeitura preparou uma ampla estrutura com palcos, banheiros químicos, ambulâncias, praça de alimentação formada pelas entidades assistenciais e área para vendedores ambulantes. Além de seguranças particulares, os locais dos eventos receberam patrulhamento ostensivo da Polícia Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, com auxílio de câmeras de monitoramento instaladas pelos diversos pontos das festas. Para eventuais emergências os locais dos eventos também contaram com ambulâncias e áreas de atendimento das equipes da Secretaria da Saúde, Fiscalização e Defesa Civil.

“O carnaval é manifestação da vida. Comemoramos o carnaval para tornar as dificuldades possíveis de serem enfrentadas, funciona como que um ritual de celebração da festa, da alegria, e de novo: da vida, do sentido da vida. Nossa cidade está mais pulsante agora, porque merece – seu povo – ser feliz. Agradecemos a todas as pessoas que fizeram o carnaval ‘Tô Matão’ retornar e ser reinventado para, certamente, passar a fazer parte dos circuitos carnavalescos do interior paulista”, finalizou o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini.

História do Tô Matão

Criado pelo saudoso ex-prefeito Adauto Scardoelli, a primeira edição do “Tô Matão aconteceu no ano de 1997, realizado pela Prefeitura de Matão, com o apoio de empresas parceiras. O objetivo era proporcionar um carnaval em praça aberta para que todas as pessoas da cidade pudessem ser contempladas com a festa que antes acontecia de maneira privada, entre poucas pessoas e em clubes da cidade.

Na época, a ideia do nome nasceu como forma de sugerir às pessoas que festejassem o carnaval em Matão. A forma reduzida do verbo estar (Tô), junto ao nome da cidade (Matão), tornou-se um trocadilho e uma marca expressiva.

Com o tempo a festa que em seu primeiro ano esperava receber 6 mil pessoas, cresceu e foi sendo aprimorada ganhando mais notoriedade na região. Sua última edição realizada em 2016.

Agora, em 2023, ela volta ampliada e com público estimado em 60 mil pessoas, durante todos os dias do evento, tonando-se um dos das maiores carnavais da região.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?