‘Comunicação não violenta’ e ‘saúde da mulher’ são temas refletidos nas escolas da rede municipal

Neste ‘Março Amarelo e Lilás’, as unidades escolares da rede pública municipal estão promovendo palestras e ‘rodas de conversa’ com o objetivo de conscientizar os estudantes e educadores sobre sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose, doenças que afetam as mulheres.

Para além do tema voltado principalmente às mulheres, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura estabeleceu parceria com o Núcleo de Atendimento Especializado – NAE-LUME, para que o psicólogo Alexandre José Gonçalves pudesse realizar uma “roda de conversa” junto aos estudantes dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental II.

“É muito importante que nossos jovens, meninas e meninos, saibam que eles têm com quem se abrir sobre seus problemas, sejam relacionados à saúde ou aos relacionamentos. Por isso confiamos que os profissionais da educação do município estão no caminho certo ao abordarem esses temas nas escolas”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o psicólogo Alexandre, o tema em questão ‘Comunicação não violenta’, engloba técnicas de escuta e fala para melhorar os relacionamentos interpessoais, principalmente em situações de conflito.

“O conceito é dos anos de 1960, mas a grande maioria dos jovens até o momento sequer haviam ouvido falar desse termo! Mesmo sem ter conhecimento do conceito que o termo carrega, tentei apresentar situações cotidianas onde se é empregado tal técnica no cotidiano dos alunos, e eles, por sua vez, questionaram e expuseram situação de suas vivências em que tais técnicas poderiam ser empregadas”, salientou o psicólogo.