Em Matão a Defesa Civil e órgãos responsáveis estabeleceram ‘Plano de contingência municipal’

Atenção, estado de alerta e alerta máximo são combinados entre os setores de contenção as possíveis calamidades públicas.

Possibilidades de ocorrerem enchentes, destelhamento de casas, acidentes tecnológicos, incêndios, explosões, entre outros problemas ocasionados pelas fortes chuvas de verão, são situações que necessitam de planejamento para contenção.

Por isso no mês anterior a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil organizou uma reunião no Gabinete, com o propósito de apresentar e estabelecer o ‘Plano de contingência municipal’, junto aos órgãos responsáveis pelo setor.

A Prefeitura tem tomado diversas medidas para evitar situações calamitosas, como: limpeza do canal do Rio São Lourenço; manutenção periódica quanto à poda de árvores e pavimentação; emplacamento; pintura de guias e reforço das demarcações e sinalizações de trânsito; etc.

“A união de todos os setores da sociedade se faz importante em situações de ocorrências emergenciais, pois sabemos que os imprevistos acontecem e quanto mais preparados estivermos será melhor para lidarmos com os problemas quando ou se eles acontecerem”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

As medidas apresentadas pela Defesa Civil consistem na prevenção, socorro, assistência e recuperação, em caso de ocorrência de eventos desastrosos e assim prosseguir no estímulo à mentalidade de prevenção e trabalho comunitário para que, de forma permanente, se possa evitar ou restringir ocorrências catastróficas de qualquer natureza.

Para o gerente de proteção e Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite, “houve uma significativa evolução neste setor nos últimos 3 anos, em razão dos investimentos em equipamentos, cursos de capacitação e ampliação da equipe da Defesa Civil que trabalha em apoio ao Corpo de Bombeiros”.

Órgãos envolvidos com o Plano de Contingência

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Guarda Civil Municipal (GCM); Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano; Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Manutenção; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria Municipal de Administração e Finanças; Secretaria Municipal de Governo.

Em caso de emergência, ligue:

Corpo de Bombeiros – Tel. (16) 3382-8500 e 193

Guarda Civil Municipal e SECOM 24 hs (BASE GCM) – Tel.: 153 (16)3382-1922

Defesa Civil – Tel.: 199 / (16)3382-8809 / 3383-5727 Celular: (16)99712-1523

Trânsito (operacional) -Tel.: (16)3383-3139 Celular: (16)99737-3139

Trânsito (Plano Diretor) – Tel.: (16)3383-4046/4045 Celular:(16)99727-3687.