“Encontro Rosa” acontece no sábado com diversos serviços na praça Central

Estão em andamento no município as ações do movimento “Outubro Rosa”, e dentro da programação sobre os cuidados à Saúde da mulher, uma série de atividades que envolvem algumas das secretarias municipais e parceiros são realizadas durante este mês de consciencialização sobre a importância de exames preventivos para o rastreamento precoce do Câncer do Colo de Útero e do Câncer de Mama.

Através de uma iniciativa da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria da Saúde, no dia 15 de Outubro, na praça Dr. Leônidas Calígula Bastia (praça da Matriz) vários profissionais se reúnem no “Encontro Rosa”, destinados a proporcionar qualidade de vida, autoestima e a valorização do público feminino, além de levar informações sobre o Câncer de Mama, Câncer de Colo de Útero, Gravidez e os direitos da mulher.

No dia, a população feminina terá à disposição, gratuitamente, alguns dos serviços prestados pelas redes de atenção, proteção e de garantias de direitos. Participarão as Secretarias de Esportes, Lazer e Juventude, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação e Cultura e Desenvolvimento Social e Cidadania. Também, em apoio à causa, os serviços serão ampliados com os profissionais da OAB Matão e da Delegacia a Mulher.

Confira a programação:

• Aferição de pressão
  • Oximetria
  • Teste de gravides
  • Consultas médicas
  • Agendamentos para coleta de Papanicolau
  • Agendamento do exame de Mamografia
  • Agendamento de Consultas Ginecológicas e Odontológicas
  • Distribuição de métodos anticonceptivos (preservativos e anticoncepcionais)
  • Presença da equipe multiprofissional para orientações (Fisioterapeuta, Terapia Ocupacional, Psicólogas, Psicopedagoga, Nutricionista, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde) Núcleo de Prevenção à Violência
  • Atendimentos especializado às vítimas de todos os tipos de violência

Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

• Apresentações de atividades esportivas

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

• Doação de mudas de árvores
  • Feira de Adoção de animais

Secretaria de Educação e Cultura

• Presença dos profissionais do Lume (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado)
    Oficinas de artesanato e costura

Delegacia da Mulher de Matão

• Direitos das mulheres
  • Orientações de como agir em casos de violências (física, psicológica, moral, sexual, econômica, social e outras)

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

• Presença da equipe do Fundo Social de Solidariedade
  • Atendimentos e orientações
  • Apresentação dos projetos dos CRAS

OAB Matão

• Informações sobre assistência jurídica

Panicolau

É o principal exame para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Em Matão, a coleta pode ser feita em todas as Unidades de Saúde ( ESF’s ou UBS’s). Durante o mês de outubro, mutirões para coleta do Papanicolau acontecem todos os sábados e domingos na UBS do Bairro Alto.

Além do câncer do colo do útero, o exame do papanicolau pode detectar: alterações causadas pelo HPV; infecções vaginais; inflamações vaginais; e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A recomendação é que toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. Mulheres que realizaram histerectomia parcial (retirada do corpo do útero, com permanência do colo do útero) necessitam realizar o exame papanicolau rotineiramente como indicado pelo Ministério da Saúde.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) seja feita em mulheres com idade entre 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos com o intuito de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. Já a mamografia diagnóstica é indicada para investigar precocemente lesões suspeitas nas mamas.

Saúde da Mulher em Matão

De forma integrada e eficiente, Rede Municipal da Saúde de Matão dispõe de um conjunto de estratégias voltadas à Saúde da Mulher e sempre investe em ações de prevenção primária. Atualmente, as mulheres têm à disposição os Ginecologistas Dr. Hernâni Tristão, Dr. Edson Borges, Dr. Celso Assumpção e Dra. Fernanda Rossato com atendimento nos Posto do Bairro Alto, IV Centenário, Vila Pereira e jardim São José.