Cuidados em casa: Conheça mais sobre a atuação das equipes multidisciplinares da Saúde em Matão

Cuidados em casa: Conheça mais sobre a atuação das equipes multidisciplinares da Saúde em Matão

Médicos, Psicólogas, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogas e Enfermeiras periodicamente prestam atendimentos nas residências.

O prefeito Cido Ferrari e o Secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro, acompanharam uma das visitas de rotina das equipes multidisciplinares da Secretaria da Saúde, que atuam periodicamente no cuidado integral dos pacientes que compõem rede pública municipal de saúde.

Composta por médico, psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogas e enfermeiras, as equipes multidisciplinares atuam no atendimento domiciliar, proporcionando cuidados personalizados aos pacientes em suas próprias residências. Durante as visitas, são realizados procedimentos necessários para melhorar o estado de saúde dos pacientes, através de uma abordagem humanizada.

“A visita domiciliar é uma ferramenta fundamental para garantir que os pacientes recebam o cuidado necessário em seu ambiente familiar, onde se sentem mais confortáveis e seguros. É uma missão que estes profissionais têm, pois eles fazem muita diferença na vida de muitas pessoas que precisam deste cuidado em suas casas, e nós, como Governo, estamos comprometidos em garantir que todos os munícipes tenham acesso à saúde de qualidade”, afirmou o Prefeito.

Entre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) está um conjunto de ações em prol à de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

As atribuições das equipes são planejadas inicialmente após avaliação do estado clínico do paciente e das necessidades da família que cuida dele. Os profissionais fornecem os atendimentos necessários tanto para o paciente quanto para os familiares, pois quando há uma pessoa doente na residência, toda a família é afetada. É neste contexto que entram os cuidados multidisciplinares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mensalmente são realizados cerca de 160 a 200 atendimentos, em todos os bairros de Matão. Para receber este atendimento domiciliar, entre os critérios estão as condições de locomoção do enfermo e/ou se o mesmo se encontra acamado, sem condições de se locomover até algum local para atendimentos. O serviço é prestado em conjunto com as Unidades Básica de Saúde (UBS’s) e com as unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s).

Além do atendimento ao paciente, os profissionais também instruem os familiares quanto aos procedimentos como curativos, exercícios de fisioterapia e alimentação, ao mesmo tempo em que fornecem orientações sobre a administração adequada de medicamentos. Essas ações visam capacitar os cuidadores, promovendo maior independência e segurança no cuidado com o paciente.

O Secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, acrescentou: “As equipes multidisciplinares desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de complicações. Nossos profissionais sempre atuam em conjunto para garantir que cada paciente seja atendido de forma individual e na totalidade e de acordo com suas necessidades, ou seja, prezam pelo atendimento adequado e humanizado, o que é imprescindível para que a comunidade tenha mais qualidade de vida. “


Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?