Estação Ferroviária, escolas de ensino infantil e centros de cultura serão reformados

Em solenidade realizada na noite de sexta-feira (11), o prefeito Cido Ferrari assinou a autorização para início de dez obras de reforma, adequação ou ampliação, ligadas aos setores de Educação e Cultura, estimadas em R$ 2.410.356,74. O pacote de obras será executado com recursos próprios da Prefeitura de Matão, sendo que o maior investimento contempla a reforma da antiga Estação Ferroviária, que receberá investimentos estimados em R$ 840.000,00.

Em seu discurso, o prefeito Cido Ferrari expressou sua satisfação em dar mais este passo significativo em seu Governo. “Agora vamos embarcar em um novo capítulo, e tudo isso se tornou possível devido ao equilíbrio das contas e aos esforços contínuos para encontrar soluções que beneficiem a população matonense. A reforma da Estação Ferroviária era um anseio de muitas pessoas que aguardavam por este momento há décadas. Agradeço e reconheço os esforços de todos que se empenharam por nossa Estação. Com muita honra, agora será possível concretizar este sonho, cheio de recordações de um passado de viagens inesquecíveis.”, disse.

O projeto prevê reformas no edifício principal, que anteriormente abrigava a bilheteria, e no galpão do antigo armazém, ambos situados em uma área de 5.870,18 m². O projeto visa converter o local em um Centro Histórico e Cultural do município, preservando integralmente suas características originais. Dessa maneira, pretende-se transformar este monumento em um espaço que presta homenagem às histórias de Matão

Unidades de Ensino

No mesmo dia, o prefeito Cido Ferrari assinou a autorizações para a reforma da EMEI Profª. Darcy Dalle Vedove, no Parque Aliança – R$ 163.000,00; da EMEI Nelson Chiozzini , no Jardim Popular – R$ 103.900,00; da EMEI Profª Elizinha Bueno, no Jardim Paraíso – R$ 236.000,00; da EMEF. Profª Helena Borsetti, no Distrito de São Lourenço do Turvo – R$ 253.500,00; e da EMEI. Profª Iris Bocchi Marchesan, no São José – R$ 238.751,87.

“Em nosso Governo já executamos a reforma de muitos prédios de escolas que nunca passaram por melhoria. Recentemente concluímos a reforma da EMEI do jardim Balista e estão em andamento as reformas da EMEI’s do Residencial das Acácias, da Vila Pereira, da Vila Cardim e do Distrito de São Lourenço do Turvo, além da reforma da EMEF. Antonio Carlos Manzini, na Nova Cidade e da EMEF. Benta Maria Ragassi Scutti, o CAIC, na Vila Cardim. Também está em construção uma nova unidade de Ensino Infantil no bairro Nova Cidade”, lembrou Cido Ferrai.

As obras nas escolas serão executadas de acordo com as necessidades de cada lugar. Entre os serviços estão pintura de paredes internas e externas, reforma de sanitários e refeitório, reparos de quadra poliesportiva, demolição e recomposição de calçadas, instalação de gradil, construção de rampa de acesso, revitalização de piso externo, entre outros.

“Em Matão, investir na educação é promessa cumprida. O prefeito Cido Ferrari sempre esteve comprometido em oferecer educação de qualidade, pois reconhece o trabalho do professor e sabe valorizar e atender as demandas das nossas escolas. Estas inovações beneficiam toda a sociedade, pois é através da educação que se diminui a desigualdade”, salienta o secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.

Centros de Cultura

Com o objetivo de otimizar recursos e reduzir os custos associados à locação de prédios, a Prefeitura de Matão vai realizar uma obra completa de adequação e reforma no antigo prédio da cancha de bocha da Vila Maria. Este espaço será transformado para abrigar a equipe e os alunos do projeto Pequeno Cidadão, que atualmente está em funcionamento em um prédio locado na Vila Pereira. Na nova sede será demolida a cancha de bocha existente e construída uma área administrativa, a cozinha e o refeitório, além de executadas outras melhorias.

Já as demais obras incluem a reforma dos prédios da unidade do projeto Pequeno Cidadão , no Jardim Paraíso – R$ 103.500,00; do CEU Portal Terra da Saudade – R$ 138.400,00; Base Comunitária, no Jardim Itália – R$ 69.276,49;