Abertura da “Semana da Imigração Italiana” homenageou diversas famílias do município

Abertura da “Semana da Imigração Italiana” homenageou diversas famílias do município

Projeto idealizado pela matonense e descendente de italianos, Lídia D’Agostino, conta com arquivos e demais materiais que estão expostos na Casa da Cultura.

Na sexta-feira (23), cerca de 150 pessoas se reuniram na Casa da Cultura para a abertura da Semana da Imigração Italiana de Matão, um projeto idealizado pela matonense Lídia D’Agostino que conta com o apoio da Prefeitura de Matão, através do Departamento de Cultura. O evento, que se estendeu até aproximadamente às 22h00, marcou o início de uma semana que homenageia a contribuição inestimável deixada pelas famílias italianas que escolheram Matão e Dobrada como seus lares. Uma exposição está aberta ao público até o dia 01 de março, na Casa da Cultura e oferece a todos a oportunidade de conhecer a jornada dessas famílias italianas.

O conteúdo desta exposição temática permite aos visitantes um verdadeiro mergulho na história, com fotos, documentos e relatos de aproximadamente 90 famílias italianas que ajudaram a moldar a identidade destas cidades. Muitas dessas famílias estiveram presentes no evento de abertura, compartilhando suas histórias e enriquecendo ainda mais a solenidade.

O arquivo público conta com uma pasta, tanto digital quanto física, de cada família participante do projeto até o momento, e reúne cópias de todos os arquivos disponibilizados pelas famílias durante o mapeamento familiar, bem como informações adicionais oriundas de pesquisas e relatos. Seu acesso é possível a partir da Biblioteca Pública Municipal Profa. Maria de Lourdes Lian, mediante solicitação e comprovação de necessidade.

Além da participação das famílias, a noite de homenagens foi preenchida com as performances do Maestro Danilo Gomez e do Coral de Matão, que encantaram a audiência com clássicos atemporais da música italiana, como “Bella Ciao”, “Va Pensiero” e “O Sole Mio”.

Uma notável contribuição veio da família Baldan, que generosamente doou uma geladeira industrial de aço inox para o Lar São Vicente de Paula, fortalecendo os laços comunitários e o espírito de solidariedade que permeiam a celebração.

O salão de exposições da Casa da Cultura foi transformado em um espaço acolhedor, repleto de móveis, utensílios e itens que evocam o processo migratório e a vida cotidiana no final do século XIX. As visitas podem ser realizadas até o dia 01 de março, entre segunda e sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?