Mais de R$ 2 milhões de investimentos: Cido Ferrari assina renovação de contrato dos programas de acolhimento e reintegração social

Na quarta-feira (17), o prefeito Cido Ferrari oficializou a renovação de três contratos com a “Associação Pão Nosso”, entidade responsável pela execução dos programas de acolhimento, reintegração social e escuta qualificada, dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social, os quais são desenvolvidos através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Os investimentos repassados pela Prefeitura de Matão ultrapassam os R$ 2 milhões.

As subvenções visam a continuidade da prestação de serviço do Projeto Renascer, com um investimento de R$ 1.430.868,35; do Projeto Escuta Especializada para crianças e adolescentes, que recebeu uma subvenção de R$ 167.044,21; e, por fim, o Projeto CAERS (Centro Avançado Especializado de Referência Social) que contará com um investimento de R$ 878.959,53.

“A Associação Pão Nosso, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, desempenha papel fundamental nas iniciativas que visam amparar aqueles que se encontram em condições de fragilidades. Os recursos destinados pelo município têm como foco principal acolher, promover e ofertar oportunidades para estas pessoas e seus familiares que, por suas razões, precisam deste apoio do poder público. Desde a implementação de suas atividades, o município conseguiu resolver muitas demandas sociais, entre elas, o acolhimento e triagem das pessoas em situação de rua, através do atendimento humanitário”, citou o prefeito Cido Ferrari.

O evento ainda contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Enio Langui, dos vereadores Dr. Luiz Pelanca e Davison Sensei, da presidente da Associação Pão Nosso, Camila Dardani e demais representantes.

O CAERS funciona no através de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, assistente social, advogado, auxiliar administrativo e coordenador de projetos, que dá apoio as equipes profissionais de todos os equipamentos públicos de atendimento as pessoas em vulnerabilidade social, a partir do desenvolvimento de ações voltadas aos seguintes núcleos: álcool e drogas; criança e adolescente; reintegração social; formação humana e profissional; terceira idade.

Com sede no bairro Bom Retiro, o projeto Renascer é composto por uma equipe técnica multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, psicopedagogo e educador social, que promovem abordagens, acolhimento e triagem de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, que também recebem alimentação e medicação, além de participarem de cursos e oficinas de formação para o mercado de trabalho.

O Projeto Escuta Especializada funciona na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), voltado para o atendimento de crianças e adolescentes em situações de violência e violação de direitos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Enio Langhi, mais de 5 mil pessoas já passaram por atendimentos entre os três equipamentos, tornando o município referência no Estado. “Essa marca mostra o compromisso do prefeito Cido Ferrari em fornecer apoio àqueles que mais necessitam. Estamos comprometidos em continuar expandindo nossos esforços para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social em Matão.”, finalizou.