Na semana do ‘Dia da árvore’ escolas da rede municipal plantaram ipês-amarelos e identificaram espécies

O dia 21 de setembro é a data escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul. O símbolo de comemoração é o ipê-amarelo, árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.

A Secretaria de Educação e Cultura orienta os planos de ensino do município, para que professores levem estudantes as áreas externas das escolas, a fim de pôr em prática os estudos sobre a importância da árvore para a vida do planeta, bem como a preservação de todas as espécies de animais e biodiversidade.

Neste sentido, esta semana toda comunidade educacional esteve envolvida com o tema ‘Dia da árvore’: da Educação Infantil, até o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Houve diversas atividades pedagógicas, com o objetivo de conscientizar e conhecer mais sobre o tema.

“A prática de se plantar e preservar as árvores no nosso município aumentou muito nos últimos anos! Consideramos isso positivo e fundamental para termos uma cidade cada vez mais bonita, bem cuidada e melhor para se viver. Parabéns aos professores que estão passando esse valor aos seus alunos!” Ressaltou o prefeito Cido Ferrari.

Dessa forma a EMEF do Campo Fazenda Tamanduá, por exemplo, recebeu o biólogo da Cambuhy Agrícola Ltda, José Ricardo Falconi, que com um catálogo apresentou e comentou sobre as mais diferentes espécies de árvores e suas classificações. Para além disso, professores e estudantes fizeram placas de identificação em árvores frutíferas e nativas que circundam a escola.

Em parceria com a ‘Educação’, o Departamento de Meio Ambiente destinou 30 mudas de ipês-brancos, que foram fecundados no Viveiro Municipal, para que os estudantes pudessem plantar na área externa das escolas, durante a semana do Dia da árvore.

Neste sentido houve plantios de árvores, com registros de fotografias e vídeos, na E.M. Adelino Bordignon; EMEF Helena Borsetti (Distrito de São Lourenço do Turvo); EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC); EMEF Professor Antônio Carlos Manzini, demais Escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.