Alistamento Militar 2026 já está disponível para jovens nascidos em 2008
O Alistamento Militar 2026 já está aberto e é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino nascidos em 2008, que completam 18 anos ao longo deste ano, bem como para aqueles de anos anteriores que ainda estejam em débito com o Serviço Militar.
Em Matão, o procedimento pode ser realizado de forma presencial na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 825, no Centro (Unidade do Poupatempo), ou de maneira online, por meio do site oficial www.alistamento.eb.mil.br
O atendimento presencial na Junta Militar de Matão acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Para o alistamento presencial, é necessário apresentar RG e CPF (original e cópia), Certidão de Nascimento ou Casamento e comprovante de endereço com até quatro meses de emissão (original e cópia). Já para o cadastro online, o jovem deve informar CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone.
É fundamental que o alistamento seja realizado nos primeiros seis meses do ano em que o jovem completa 18 anos, período em que o procedimento é gratuito. Após esse prazo, o alistamento continua sendo obrigatório, porém o cidadão ficará em débito com o Serviço Militar e estará sujeito ao pagamento de multa por atraso, além de concorrer à seleção do ano em curso.
Jovens que possuam condições de saúde impeditivas, como pessoas com deficiência (PCD), podem solicitar isenção do Serviço Militar. Para isso, é necessário apresentar, no momento do alistamento presencial, documentos e laudos médicos comprobatórios. O atestado médico deve ser emitido, preferencialmente, por unidade de saúde pública e conter o diagnóstico por extenso, o respectivo Código Internacional de Doenças (CID), além da assinatura do médico, acompanhada de carimbo com nome e número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Nos casos em que o cidadão esteja impossibilitado de comparecer à Junta de Serviço Militar por incapacidade absoluta, o alistamento poderá ser realizado por tutor ou curador legalmente constituído, mediante apresentação da documentação comprobatória.
De acordo com o artigo 210 do Decreto nº 57.654/1966, o brasileiro que não estiver em dia com suas obrigações militares fica impedido de realizar diversos atos civis, como obter passaporte, ingressar em instituições oficiais, matricular-se em estabelecimentos de ensino, assinar contratos governamentais, participar de concursos públicos, exercer cargo ou função pública, obter carteira profissional, registrar diploma de profissão liberal, entre outras restrições legais.
A Junta de Serviço Militar orienta que os jovens não deixem para a última hora e realizem o alistamento dentro do prazo regulamentar, evitando transtornos futuros.