ampanha ‘Janeiro Branco’ é desenvolvida na rede psicossocial de atendimento à saúde mental

Eventos com ‘Rodas de conversa’ para reflexões sobre o tema e informações sobre como funciona o processo terapêutico, prevenções e cuidados, estão na programação.

ampanha ‘Janeiro Branco’ é desenvolvida na rede psicossocial de atendimento à saúde mental

Em Matão, o tema do mês tem sido enfatizado nos CAPS, CAPS-AD, Ambulatório de Saúde Mental, Centrinho e Núcleo de Prevenção a Violência, bem como em todas as unidades de Saúde. A abordagem reforça: Atividades lúdicas compartilhadas, rodas de conversa, sessões de terapia com psicólogo, bem como exercícios físicos diários. Essas práticas estão entre as atitudes mais importantes na busca pela paz interior, equilíbrio emocional, e consequentemente, a saúde mental.

 

Neste sentido, duas ‘Rodas de conversa’ planejam fomentar o diálogo sobre os temas: ‘Conscientização, valorização do cuidado em saúde mental e combate ao preconceito’; e, ‘Saúde mental e equilíbrio: um convite para organizar as emoções e melhorar a qualidade de vida’. A primeira será no dia 23/01, às 9h, na Casa da Cultura, voltada ao público em geral, profissionais de saúde, pessoas em processo terapêutico e familiares; a 2º em 28/03, às 9h, no Paço Municipal (em frente ao Gabinete da Prefeitura), exclusivamente para servidores públicos municipais.

 

Dessa forma a Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Saúde, em sua rede psicossocial de atendimento, desenvolve durante este mês de janeiro, estratégias que visam a promoção da Saúde Mental. “cuidar do corpo e da mente para prevenir adoecimento é muito importante, para todas as idades! Temos uma rede que atende a saúde mental no nosso município, com profissionais experientes e dedicados, sempre cuidando com respeito e dedicação de todas as pessoas que precisam de ajuda, neste segmento”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

 

As equipes multiprofissionais, reúnem psicólogos, médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes de enfermagem e assistentes sociais, realizam atividades junto aos pacientes e familiares, abordando crise de ansiedade, depressão e como conseguir equilíbrio e uma vida plena e produtiva.

 

Conforme salientou o secretário da Saúde Orivaldo Reguin (Faro), “através da campanha e da estratégia da rede psicossocial de atendimento, estamos colocando em prática as políticas públicas voltadas as demandas da ‘Saúde Mental’, pois entendemos que, uma equipe altamente especializada, um trabalho em rede, em espaços adequados as atividades, nos possibilita garantir a manutenção da qualidade do atendimento a esse público”.

 

Programação da campanha ‘Janeiro Branco’

1ª Roda de conversa: em 23/01, às 9h, na Casa da Cultura, na Avenida Sete de Setembro nº 1051, Centro. O mediador Vandré Faberson Rodrigues (psicólogo, coordenador do CAPS) discorrerá sobre o tema ‘Conscientização, valorização do cuidado em saúde mental e combate ao preconceito’. Todos presentes assistirão uma apresentação musical dos pacientes do CAPS, desenvolvida durante o processo terapêutico.

2ª Roda de conversa: em 23/01, às 13h30, na Casa da Cultura. Voltada aos profissionais da rede municipal de saúde, Assistência Social e de serviços de atenção a saúde (instituições parceiras da Prefeitura). Será criado um espaço para diálogo, troca de experiências e fortalecimento do trabalho integrado entre os serviços (intersetorialidade).

3ª Roda de conversa: em 28/01, às 9h, no Paço Municipal (em frente ao Gabinete da Prefeitura), com o mediador Everaldo de Carvalho (psicólogo, coordenador de Saúde Mental). Ele abordará o tema ‘Saúde mental e equilíbrio: um convite para organizar as emoções e melhorar a qualidade de vida’, voltado, exclusivamente para servidores públicos municipais.

 

De acordo com os organizadores da Roda de conversa: Não se trata de uma palestra formal, mas de uma roda de conversa, com linguagem acessível e próxima das pessoas, cujo objetivo é convidar cada participante, neste início de ano, a refletir sobre a própria vida e sobre a forma como tem cuidado da sua saúde mental. A proposta é mostrar que saúde mental não é apenas ausência de sofrimento, mas a capacidade de viver com equilíbrio entre as diversas áreas da vida: família, trabalho, saúde, relações, descanso, lazer e sentido.


Como funcionam os atendimentos na rede de Saúde Mental

 

Especialmente no CAPS e no CAPS AD, as atividades físicas fazem parte do cuidado integral ao paciente e são utilizadas como ferramenta terapêutica, de reabilitação psicossocial e de promoção da saúde.

 

Entre as principais atividades desenvolvidas, destacam-se: Acolhimento inicial e escuta qualificada; Atendimento médico, psicológico e de enfermagem; Atendimentos individuais e em grupo; Oficinas terapêuticas e atividades ocupacionais, desenvolvidas pela Terapia Ocupacional, voltadas ao desenvolvimento da autonomia, organização da rotina, fortalecimento da identidade, resgate de interesses e habilidades sociais; Atividades de convivência e socialização; Ações de reabilitação psicossocial; Estímulo à participação ativa do usuário no próprio tratamento; Acompanhamento de casos mais complexos; Construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), para as pessoas que necessitam.

 

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
A Terapia Ocupacional no CAPS atua no desenvolvimento da autonomia, organização da rotina, habilidades sociais, resgate de interesses, fortalecimento da identidade e reinserção social do usuário.

 

CAPS AD (Álcool e Drogas)

A Terapia Ocupacional, voltadas à reconstrução da rotina, desenvolvimento de novos hábitos saudáveis, fortalecimento da autonomia, organização do cotidiano e reinserção social e laboral; Atividades de convivência e socialização; Trabalho de redução de danos e fortalecimento de vínculos.

 

Ambulatório de Saúde Mental

Atende casos de menor complexidade, com foco em: Consultas psiquiátricas; Atendimento psicológico; Acompanhamento medicamentoso; Encaminhamentos para outros serviços quando necessário.

 

Centrinho
Voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, com: Avaliações psicológicas e multiprofissionais; Atendimento terapêutico individual e em grupo; Acompanhamento familiar; Trabalho com desenvolvimento emocional, comportamental e social.

 

Núcleo de Prevenção à Violência

Atua no acolhimento, orientação e acompanhamento de pessoas em situação de violência, com foco na prevenção, proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Sua rotina envolve: Acolhimento psicológico e social das vítimas; Atendimento individual e familiar; Trabalho de orientação e prevenção; Articulação com a rede de proteção; Ações educativas e de conscientização.

 

Não tenha vergonha de buscar ajuda! Procure os serviços de atendimento oferecidas pela Prefeitura de Matão!

 

CAPS AD – ÁLCOOL E DROGAS
Rua Affonso Maccagnan, 599 – 3384-9303

CAPS II – MINHA CASA
Av Antonio Tanaka, 385 – 3384-3052

CENTRINHO – CENTRO DE ATENDIMENTO INFANTIL
Av Antonio Tanaka, 285 – 3384-3052 / 3384-4302

AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL
Av Tiradentes, 288 – 3394-2354

NÚCLEO DE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA
Rua Affonso Macagnan nº 630, Centro - 3384-9424