Com cuidado e solidariedade, Fundo Social de Matão transforma vidas e promove ações de inclusão
O Fundo Social de Solidariedade de Matão concluiu o ano de 2025 com uma série de ações voltadas à promoção da inclusão e à melhoria da qualidade de vida de Pessoa com Deficiência (PcD) e Pessoa com Mobilidade Reduzida. Entre as iniciativas, destacam-se aquisição de equipamentos adaptados, projetados com base nas medidas e necessidades posturais de cada paciente atendido através dos programas de assistência à saúde da Prefeitura de Matão.
Ao longo dos últimos meses de 2025, a presidente do Fundo Social, Márcia Ferrari, junto da gerente do Fundo Social, Marta Almeida, esteve pessoalmente em diversas residências do município para realizar as entregas e destacou o compromisso da Prefeitura com o cuidado humanizado à população. “Nosso objetivo é atender quem mais precisa, desenvolvendo políticas que garantam dignidade, acessibilidade, autonomia e melhores condições de vida. Além disso, os equipamentos representam mais independência, mais conforto e segurança para essas pessoas e suas famílias. Um trabalho gratificante e de responsabilidade do Fundo Social, que é possível graças ao apoio da comunidade matonense”.
A última remessa de equipamentos totalizou um investimento superior a R$ 50 mil. Foram entregues cadeiras de rodas adaptadas, cadeiras e banquetas de banho, além de órteses, extensores e a reforma de um triciclo, itens fundamentais para garantir mais autonomia, segurança e conforto aos beneficiados.
Entre os beneficiados que receberam os equipamentos estão: Alexandre Giro, morador do Jardim Brasil; Isabelly Modesto, do bairro São José; Custódio Negri; Malu Silva e Kamila Lopes, do bairro Novo Mundo; Lucas Miguel, do Jardim Buscardi; Mayara Lemos, moradora do Jardim Amélia; Alicia Gabrielly Neves, moradora do Residencial Parque das Laranjeiras; Kamila Lacerda Lopes, moradora do bairro Novo Mundo; e Taysson Roberto Lima Souza, morador do bairro jardim Alvorada. Cada entrega é acompanhada por técnicos do fabricante que orientam os usuários sobre o uso correto dos equipamentos.
Parte dos recursos utilizados foi arrecadada por meio de ações solidárias promovidas ao longo do ano, como o bazar de roupas, calçados e acessórios, que contou com a participação da comunidade matonense. “A Prefeitura destina recursos para o atendimento e complementamos os atendimentos através das edições do Bazar Solidário. Com esta renda é feita a aquisição e a manutenção cadeiras de rodas especiais, cadeiras de banho, camas hospitalares, muletas, próteses, órteses, óculos e entre outros aparelhos emprestados à população, conforme a necessidade”.