Defesa Civil alerta sobre locais de riscos de alagamentos em Matão
Faixas de alerta e conscientização foram instaladas em locais vulneráveis em decorrência de fortes chuvas.
No dia 1º de dezembro, o município de Matão conquistou um caminhão pipa, que será utilizado em auxílio ao Corpo de Bombeiros, órgão responsável pelo combate a incêndios.
A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, aderiu a Campanha ‘SP Sempre Alerta – Operação Chuvas’ do Governo do Estado de São Paulo, que anuncia investimentos em modernização tecnológica e reforço direto aos municípios. Esta adesão deve permitir o recebimento de recursos para a prevenção de acidentes e desastres, a partir da aquisição de equipamentos que ‘agilizam’ o envio de alertas a população, bem como garante a participação da equipe da Defesa Civil matonense, em cursos de aprimoramento.
De 1º de dezembro até 31 de março o ‘Sistema de Defesa Civil’ ficará de prontidão. Isso porquê, com a chegada do verão, a ‘previsão do tempo’ aponta que há riscos de alagamento, enxurradas e enchentes em alguns locais em Matão. Em razão dessa realidade, a equipe da Defesa Civil do município já instalou nesses pontos, faixas de alerta para a população: JAMAIS ENFRENTE A FORÇA DAS ÁGUAS: NÃO ATRAVESSE ENXURRADAS OU ÁREAS ALAGADAS - EM CASO DE TEMPESTADE COM RAIOS E VENDAVAIS, BUSQUE ABRIGO EM UMA EDIFICAÇÃO IMEDIATAMENTE.
Conforme reforçou o Prefeito Cido Ferrari, “o município está aderindo a todos os programas que acenam com possibilidades de recursos para Matão, e toda parceria ou ajuda é bem-vinda, uma vez que temos que buscar aprimoramento, em relação a habilidade de combate e a aquisição de equipamentos, que fortaleçam nossa potência de prevenção a acidentes e desastres”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
No sentido de garantir a efetivação da destinação de um caminhão pipa para o município de Matão, o vice-prefeito Diego Mingorance - acompanhado do gerente da Defesa Civil de Matão Luciano Leite – participou do lançamento da Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. “Agradecemos a ajuda do coordenador Regional da Defesa Civil, o sr. Amarildo Calegari, para o qual entregamos o pedido do caminhão pipa, buscando fortalecer nosso município, no sentido do combate e enfrentamento, e assim conseguimos ser contemplados, com esse veículo, que poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio”, destacou o vice-prefeito.
De acordo com informações oficiais do site do Governo do Estado de São Paulo, 60 veículos (caminhão pipa) foram destinados a municípios do interior paulista, incluindo Matão.
Sobre os pontos vulneráveis de alagamentos em Matão, o gerente da Defesa Civil, Luciano Leite, explicou: “a depender do volume das chuvas, os locais de risco são alguns trechos da Avenida Padre Nelson, Rua São Lourenço e Avenida Baldan, cruzamento com a Avenida Habib Gabriel, pontos onde as faixas foram estrategicamente colocadas, com intuito de alertar, conscientizar e reforçar a informação, para que as pessoas jamais atravessem áreas alagadas”.
Em caso de emergência ligue:
199 - Defesa Civil
193 - Corpo de Bombeiros
190 - Polícia Militar
153 - GCM