Prefeitura de Matão avalia balanço de ações realizadas no Canil Municipal durante o mês de janeiro

A prestação de contas de janeiro demonstra um aumento de adoções através da campanha ‘Adote um Pet’.

Prefeitura de Matão avalia balanço de ações realizadas no Canil Municipal durante o mês de janeiro

Foram registrados em janeiro: 190 castrações, o socorro de 25 cães e 12 gatos, o recolhimento de 18 cães e 32 gatos, adoções de 23 cães, sendo 3 adultos e 20 filhotes e mais 21 filhotes de gatos. Ocorreram 117 atendimentos veterinários, de animais domésticos levados até o Canil Municipal, pelos tutores.

 

Respaldada nas Legislações federais de proteção animal, que proíbem e criminalizam os maus-tratos, a crueldade e o abandono, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está empenhada em manter e melhorar a cada dia os cuidados com os cães e gatos residentes no Canil Municipal.

 

Cuidar dos animais é cuidar da cidade e de nós mesmos. A proteção animal é um dever de saúde pública sobre o qual nós do governo municipal precisamos estar atentos. Quem visita o Canil percebe as melhorias e assim seguimos fazendo a nossa parte”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

 

Destaque para o aumento de adoções desses animais, através da campanha ‘Adote um Pet’, bem como a movimentação positiva das ONGs protetoras dos animais no município. Porém ainda é preciso chamar a atenção das pessoas para a conscientização sobre o abandono e os maus-tratos.

 

Estamos acompanhando de perto o atendimento da equipe profissional que atende no Canil e notamos o empenho em curar cachorros e gatos, que chegam socorridos, pela nossa equipe do Meio Ambiente, muitas vezes bastante feridos, o que nos indica a importância de uma sensibilização sobre esse fato”, relatou Adauto Lavezo, secretário da pasta.

 

Vale lembrar que a legislação brasileira de proteção animal é fundamentada na Constituição de 1988 (Art. 225), que proíbe crueldade, bem como é estruturada pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que pune maus-tratos. A Lei Sansão (14.064/2020) aumentou a pena para maus-tratos a cães/gatos (2 a 5 anos de reclusão). O Decreto 11.349/2023 criou o departamento federal de direitos animais.

 

Dados positivos de janeiro:


Início do mês
Cães adultos residentes = 174
Cães adultos temporários em tratamento = 11
Cães filhotes = 14
Felinos residentes = 12
Felinos temporários = 3
Felinos filhotes = 10

Socorros
Foram socorridos 25 cães e 12 gatos, ao longo do mês.

Recolhimentos
Recolhemos 18 cães filhotes
32 gatos filhotes

Castrações

Castrações do Canil Municipal:
35 gatos
41 gatas
11 cachorros machos
6 cadelas
Total 93

Castrações por licitação = 97

Adoções

23 cães, sendo 3 adultos e 20 filhotes

21 filhotes de gatos

Mortes:
2 cães idosos residentes
7 felinos socorridos/recolhidos
3 cães socorridos

Finalizamos o mês com:
169 cães residentes
9 cães em tratamento ( socorridos )
12 cães filhotes
12 felinos residentes
5 felinos socorridos em tratamento
15 filhotes de felinos

117 atendimentos

 

 

Conteúdos Relacionados