Projeto cultural ‘Sexta Básica’ trouxe o Grupo Vocal ‘Marias’ com repertório de música nordestina
Na sexta-feira (24), o Auditório da Casa da Cultura foi palco para o Grupo Vocal ‘Marias’, que apresentou um belíssimo repertório de canções nordestinas. Teve forró arrasta-pé, baião e xote, além do frevo, maracatu, samba de coco, entre outros. O público apaixonado pelos ritmos, aplaudiu e pediu ‘bis’.
Destaque para a decoração do cenário nordestino, com cortinas floridas para alegrar o ambiente e pedaços de rapadura, postos à mesa, para degustação do público, logo na entrada. Além da arrecadação de litros de leite doados pela plateia, cuja destinação será para o Fundo Social de solidariedade.
“Muito importante valorizar nossos artistas locais, pessoas de muito talento, que distribuem alegria com seu trabalho. Agradecemos o Grupo Vocal ‘Marias’ e o público que marcou presença; e, parabenizamos o povo nordestino, em especial aqueles que vieram para Matão trabalhar, por aqui ficaram e contribuem com a construção de um futuro ainda melhor para todos na nossa cidade”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.
A apresentação do ‘Marias’ no ‘Sexta Básica’, faz parte da extensa programação cultural, sempre gratuita, organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura. “Parabenizamos o Grupo Vocal ‘Marias’! É uma alegria estar aqui nesta linda sexta-feira a noite conferindo o quanto as pessoas gostam e prestigiam as atrações do ‘Sexta Básica’, sempre valorizando artistas locais”, registrou o secretário da pasta Marcelo Prado (Mazão).
Em março de 2022, a Prefeitura de Matão relançou o projeto cultural ‘Sexta Básica’, idealizado pela ex-diretora da Casa da Cultura, Lygia Simão Nicolucci, com o objetivo de incentivar artistas locais a mostrarem seus talentos. O projeto ‘Sexta Básica’ traz música, artes plásticas, áudio e vídeo, entre outras expressividades artísticas, em um ambiente climatizado e aconchegante, de maneira gratuita.
"A música é uma arte abstrata que eleva nossa alma e equilibra as emoções, a nordestina traz muita força! Estou muito emocionado, fui o primeiro maestro do Grupo Vocal ‘Marias’, uma honra para nós vermos a qualidade vocal dessas talentosas mulheres cantoras”, destacou o Gerente de Formação Cultural, Danilo Gomez.
A apresentação do repertório de cultura nordestina executada pelo Grupo Vocal ‘Marias’, ilustra o Dia da Cultura Nordestina, lembrado em 02 de agosto, em memória de Luiz Gonzaga, morto neste dia no ano de 1989. Além disso, dialoga também com o Projeto de Lei 0073/2024 de autoria do vereador José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos), que institui para 08 de outubro, o Dia do Nordestino.
Histórico do Grupo Vocal Marias
O Grupo Vocal ‘Marias’ foi idealizado pela Professora Nimuendaju Antonia Pinotti de Oliveira, carinhosamente chamada de Juju. O grupo é composto por seis mulheres, que buscam na música, a oportunidade de expressar-se artisticamente. Desenvolvido pelo Centro de Referência da Mulher "Nica Pinotti" desde 2017, realiza pesquisas musicais a respeito de diversas regiões do Brasil. Suas apresentações são interativas em escolas, faculdades, igrejas, praças etc. No início, entre março de 2017 até setembro de 2019, o grupo fez parte da Oficina de Canto Coral da Prefeitura Municipal de Matão, sob o comando do maestro Danilo Gomez, sendo que na sequência, esteve com o músico e arranjador Fabinho Pereira. Atualmente o grupo está sob o comando do músico e arranjador Marcelo Ardana. A proposta do grupo é utilizar e valorizar a arte e a cultura através de experiências pessoais em apresentações interativas para orientar e motivar, principalmente, mulheres em situação de vulnerabilidade. Nimuendaju Pinotti de Oliveira, Celimara Garbim Avelino, Jussara Ribas Cioffi, Lázara Alves de Oliveira, Patrícia Pedro Bom e Alessandra Trabuco são as integrantes do Grupo Vocal Marias.