Sábado é "Dia D" vacinar – UBS’s estarão de plantão para aplicar doses em atraso

Objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação e ampliar a proteção contra doenças evitáveis.
A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado (18) o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação tem como principal objetivo atualizar as cadernetas de vacinação da população e reforçar a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis. A Secretaria da Saúde reforça que mesmo quem estiver com as doses em dia pode comparecer às unidades para receber orientações, esclarecer dúvidas e, se necessário, tomar doses de reforço.
A vacinação acontecerá das 8h às 16h00 nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Pereira, Jardim São José, São Judas Tadeu/Vila Cardim, Bairro Alto, IV Centenário, Centro, Jardim Paraíso, além da Unidade de Saúde da Família (USF) no Distrito de São Lourenço do Turvo. Durante toda a semana, as vacinas continuarão disponíveis nos mesmos locais.
Voltada para todas as faixas etárias, a campanha segue as orientações do Ministério da Saúde, com doses específicas conforme a idade e o esquema vacinal de cada pessoa. A população é orientada a comparecer às unidades com a caderneta de vacinação em mãos.
“Quando vamos tomar a vacina ou levar alguém para ser imunizado estamos cuidando e fazendo a nossa parte na sociedade. Afinal, uma dose da vacina representa proteção individual e coletiva, pois impede a circulação de doenças diversas, além de fortalecer a nossa saúde”, destacou o prefeito Cido Ferrari.
Entre os imunizantes disponíveis durante a campanha estão vacinas contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite, meningite, HPV, dengue, Covid-19, entre outras.
Entre as vacinas disponíveis, uma das que apresenta baixa procura é a contra a Dengue, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Neste ano, o município recebeu mais de 5.000 doses exclusivamente para essa faixa etária. No entanto, até o momento, foram aplicadas apenas 1.468 vacinas (primeira dose) e 527 vacinas (segunda dose).
Com menos da metade das doses utilizadas, a adesão insuficiente aumenta o risco de circulação do vírus e a ocorrência de casos graves entre o público-alvo. A situação se agrava ainda mais pelo fato de muitos não completarem o esquema vacinal: aqueles que tomaram a primeira dose não retornaram para a segunda, o que compromete a eficácia da imunização e reduz a proteção tanto individual quanto coletiva.
O secretário municipal da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro) destaca a importância da adesão. “Nesta data, nós mobilizamos grande parte das nossas equipes para atender o maior número de pessoas possível. O Dia D é uma oportunidade para reforçarmos a importância da imunização em todas as idades e garantir que Matão continue livre de doenças que já foram eliminadas, como a poliomielite, sarampo, Dengue e outras. Portanto, pedimos à população que aproveite e compareça.”.