Prefeitos Adauto Scardoelli e Cido Ferrari têm aprovação das contas do primeiro ano de Governo

Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitiu um parecer favorável à aprovação das contas do exercício 2021 da Prefeitura de Matão, referente às gestões do saudoso ex-prefeito Adauto Scardoelli (período de 01 de janeiro de 2021 a 04 de junho 2021) e do atual prefeito Cido Ferrari (período de 05 de junho de 2021 a 31 de dezembro de 2021). O TCE é o órgão responsável por supervisionar as finanças, contratos e gastos das administrações municipais.

Para o prefeito Cido Ferrari, em meio aos desafios econômicos causados pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Matão demonstrou habilidade em controlar os gastos públicos e conseguiu reverter as dificuldades financeiras encontradas, logo no início da gestão.

“Assim como outras cidades, Matão enfrentou desafios significativos durante a pandemia da Covid-19. Além disso, quando assumimos o Governo, a Prefeitura estava enfrentando sérios desafios financeiros, com dívidas acumuladas, questões pendentes junto à Receita Federal, precatórios em aberto e a ausência da Certidão Negativa de Débitos (CND), o que tornava inviável a obtenção de recursos por meio de convênios Mas, mesmo com tantas dificuldades, conseguimos reverter a situação. Considero que acertamos ao fazer os ajustes primordiais que, naquele momento, era renegociar as dívidas. Nossa administração sempre prezou pela responsabilidade dos recursos públicos, com um sólido planejamento para a redução das despesas não essenciais, além de uma série de práticas e esforços internos que culminou com este resultado favorável”, destaca.

Os números revelam que a saúde e a educação receberam atenção especial, com investimentos significativos. O investimento na saúde atingiu a marca de 22,19% do orçamento, evidenciando o compromisso em fornecer serviços de saúde de qualidade para os cidadãos de Matão.

A educação também se destacou, com um investimento de 26,97% do orçamento. Esse investimento não se limitou apenas à infraestrutura, mas também abrangeu a valorização dos profissionais da Educação, que representou um número expressivo de 74,08% dos recursos destinados.

Outro ponto relevante foi o compromisso com a gestão de pessoal, com 38,46% do orçamento destinado a despesas com pessoal e reflexos, garantindo uma estrutura eficaz para o funcionamento da administração municipal.

Além dos investimentos em áreas essenciais, a Prefeitura de Matão também demonstrou responsabilidade fiscal ao quitar dívidas processadas até 2020, totalizando R$ 35.396.802,98, e ao efetuar o pagamento de precatórios no valor de R$ 12.071.837,30.

A Prefeitura encerrou o ano de 2021 com um superávit de 7,51%, apesar desses investimentos significativos, pagamentos em dia e a redução das dívidas anteriores a 2021. Isso foi possível graças à eficiente gestão das contas públicas, ao controle rigoroso dos gastos e à eliminação de contratações desnecessárias.

O secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, destaca a importância de uma gestão financeira eficiente para viabilizar a realização de investimentos que garantam o progresso da cidade “O trabalho que executamos de gestão financeira desde o início, atualmente, tem sido fundamental para manter todos os investimentos que tínhamos planejado em nosso plano de Governo. Estamos executando investimentos em outras áreas, como segurança, infraestrutura urbana/recape, iluminação, além das obras de reformas e conclusão de obras que estavam paradas. O controle responsável dos recursos públicos tem assegurando que estes demais projetos sejam concretizados, além de garantir a qualidade dos serviços essenciais como educação e saúde”, finalizou