Prefeitura realiza celebrações de aniversário dos 125 anos de Matão

Prefeitura realiza celebrações de aniversário dos 125 anos de Matão

Durante o mês de agosto escolas da rede municipal e Departamento de Cultura promovem diversos eventos comemorativos, enquanto os setores de ‘Saúde e de Desenvolvimento Social’ promovem passeatas e orientações preventivas.

No domingo (27/08), à partir das 15h na Praça Alfredo de Paiva Garcia haverá shows com Dj Ulisses Philippelli Tocaya, Marjeta, Rod Hanna, Raissa Assunção, Cadeia Nacional, Samba da Nega. As diversidades de ritmos devem agradar todas as idades!

Como o aniversário de Matão acontece no “Agosto Laranja”, mês destinado a prevenção às deficiências e de alerta quanto às questões de saúde preventiva e respeito aos direitos da pessoa idosa – além das festividades artísticas e culturais ocorrerão uma diversidade de eventos educativos para conscientização – que buscam a mobilização social e engajamento do maior número possível da população.

“Neste mês de aniversário da nossa querida Matão, venho parabenizar a todos os cidadãos, mulheres, homens, idosos, jovens, crianças, sendo trabalhadores, aposentados ou estudantes. Reforço a importância das nossas instituições e empresas, pois a identidade da nossa cidade se explica muito além dos prédios, praças e equipamentos públicos. Ela está presente no rosto de cada pessoa que aqui reside, contribuindo com a história que construímos unidos pelo bem comum a cada dia, de modo que todos são importantes e representam a ‘Terra da Saudade’, parabenizou o prefeito Cido Ferrari.

Através do projeto ‘Dê um presente para Matão’, professores, estudantes, mães e pais de todas as EMEIs, EMEFs, EM e EJA, incluindo o Distrito de São Lourenço do Turvo, estão envolvidos com atividades comemorativas, que vão de arrecadação de alimentos até a mobilização da comunidade educacional, para revitalização de espaços lúdicos externos das escolas.

A EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Complexo do CAJU), por exemplo, inaugurou o projeto ‘Escola Sustentável, desenvolvido pelo educador e zelador ambiental José dos Santos Oliveira, cuja articulação para a viabilização foi realizada pelo vereador Dr. Paulo Augusto Bernardi, o que resultou nas parcerias com as empresas Zelo Ambiental e Paraty.

Neste sentido a EMEIF da Fazenda Tamanduá promoverá a visita de estudantes e professores ao Lar São Vicente de Paulo, com o propósito de conhecer os moradores idosos e assim realizar a entrega de donativos.

Já a EMEF Professora Helena Borsetti realizará no dia (29/08), às 9h, na Praça José Zangari, uma ação social com o chamado “Traga seu idoso para a praça”. Haverá ‘roda de viola’ e ‘contação de histórias’, além de atividade corporal. Um café da manhã especial também será servido as crianças e pessoas idosas.

Acesse o cronograma do ‘Dê um presente para Matão” e saiba o que cada escola realizará neste aniversário: Presente-para-Matao-2023-1-1

Programe-se e faça parte dessa FESTA!

Teatro, música, dança, literatura, workshop, circo, sejam diversas atrações distribuídas em espaços de arte e cultura do município: Rua do Esquenta, Casa da Cultura, Estação Ferroviária, Casa Pipa, CEU das Artes e na Biblioteca Municipal.

Para visualizar o cronograma com maior qualidade acesse: https://www.matao.sp.gov.br/festa-2023/

“A Prefeitura preparou uma ‘festa’ para agradar todos os matonenses, com diversão, arte e cultura e os eventos da Educação e Saúde, voltados a conscientização e prevenção, também surgem como forma de celebrarmos o aniversário da nossa cidade com toda alegria que os cidadãos merecem, por isso providenciamos uma infraestrutura adequada para cuidar da segurança dos diversos eventos”, reforçou o secretário de Administração e Finanças Willian Di Gaetano Bassi.


Passeata de Conscientização e Prevenção das Deficiências marca o “Agosto laranja” em Matão

No dia (14/08) a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura/Núcleo de Atendimento Especializado (NAE-Lume) realizará a “Passeata de Conscientização e Prevenção das Deficiências”. Com o objetivo de celebrar o trabalho desenvolvido pela rede municipal – que envolve também a Secretaria da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – o evento pretende chamar a atenção para a importância da inclusão, prevenção e diálogo, enquanto proposições da Campanha nacional “Agosto Laranja”.

Diversas instituições participarão deste evento: Núcleo de Apoio aos Atletas Paralímpicos (NAAP); Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA); Centrinho; Ambulatório de Saúde Mental; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Matão); Instituto Terroá; Parlamento Jovem; Projeto Pescar/Citrosuco/Grupo Votorantim; Fundo Social de Solidariedade; Associação dos Deficientes Físicos de Matão (ADEMA); Conselho Tutelar; entre outras.

Educação de mãos dadas com a ‘Saúde’ no ‘Agosto Laranja’

E, no dia (15/08) em continuidade as atividades que visam a conscientização sobre a importância da saúde e prevenção haverá palestra sobre o tema do “Agosto Laranja” na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU), proferida pela enfermeira Vanessa Carvalho Graziosi, sendo que durante todo o referido mês professores e estudantes voltarão seus olhares para a temática de prevenção às deficiências.

CATEAMA conversa com jovens sobre gravidez não planejada

Ainda neste mês de reflexão sobre prevenção às deficiências, o Centro de Atendimento a Pessoas com Espectro Autista (CATEMA) desenvolverá palestra voltada aos estudantes dos 3°s anos do Ensino Médio da EM Adelino Bordignon. O psicólogo Luiz Fernando Zuin abordará as questões de prevenção às deficiências, com o objetivo de conscientizar de que prevenir é o melhor caminho. Vai tratar sobre gravidez não planejada, sobre uso de preservativos e a responsabilidade dos meninos nas relações afetivas.

No dia 20/08, domingo, das 8h às 12h, equipes da ‘Saúde’ na Feira do Bosque atenderão a população: haverá brinquedos, música, pipoca e algodão-doce, para a criançada se divertir!

A movimentação nomeada “Pedágio de informações: Tendas da Saúde na Feira do jardim do Bosque” tem o objetivo de atender o maior número possível de pessoas que queiram aferir pressão, realizar exames de diabetes, etc. Serão atendidas por profissionais do SUS, sejam enfermeiros, médicos e auxiliares, na Unidade Móvel Odontológica (UMO), para avaliações e encaminhamentos. A vigilância em saúde fará apreensão dos serviços sobre dengue e escorpiões

Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMDEF) realizarão a mobilização pela campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”.

Neste mesmo dia (20/08), concomitantemente, na Feira do Bosque o CMPI e COMDEF farão uma mobilização pelo respeito aos direitos das pessoas com deficiência e pessoa idosa em ter vagas legalmente reservadas para estacionar o carro em locais públicos. A ideia é conscientizar pessoas que ainda insistem em desrespeitar o referido direito adquirido.

A vaga destinada a pessoas com deficiência é um direito assegurado pela Lei Federal 10.098/00 e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM). Enquanto que a Lei Federal 11.759 assegura a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos do Estado para as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos.

Em Matão cerca de 15% das vagas estão reservadas aos idosos e pessoas com deficiência, superando os 5% previstos na 1º da Lei Municipal nº 5250, de 05 de fevereiro de 2019, com isenção de pagamento do estacionamento rotativo “Área Azul”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?