Prefeitura realizou comemoração de resultados do ‘Boa Praça’ 2023

Prefeitura realizou comemoração de resultados do ‘Boa Praça’ 2023

Esta semana ocorreu o ‘Café da manhã especial’ para os 49 “Boas Praças”, na Casa da Cultura, com o objetivo de avaliar os resultados, estabelecer um balanço a respeito de todas as atividades realizadas neste ano de 2023, bem como confraternizar e comemorar.

O programa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em convênio com a Associação Cultural e Ambiental para a Cidadania (ACAC-ONG-OCARA), cujo foco está no lema: ‘Cultura, Meio Ambiente e Cidadania’.

No ano retrasado o programa “Boa Praça” foi transformado em Lei Municipal 5.500/2021, a fim de que não seja mais descontinuado, após mudanças de governos. Os 49 participantes recebem uma ajuda de custo de R$ 500,00 em dinheiro e mais um vale-alimentação de R$ 500,00, para comprarem no comércio local, e vivenciam capacitações, teóricas e práticas, sobre temas ambientais e de formação humana.

O prefeito Cido Ferrari, durante o ‘Café da manhã’ com os ‘Boas Praças’, parabenizou a todos. “Consideramos que para cuidar bem das pessoas é preciso cuidar dos espaços públicos, onde todos descansam, buscam lazer e se divertem. Por isso este ano reformamos diversas praças, instalamos parques de diversão para as crianças, trocamos iluminação, realizamos eventos culturais, construímos calçamento e mantivemos o compromisso com esse projeto, que muito nos gratifica dar continuidade”, avaliou o prefeito.

Para o desenvolvimento do Programa ‘Boa Praça’ o município conta com o trabalho da diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani, do coordenador Laercio Vieira de Araujo (Tatu) e da educadora ambiental, Luizza Zuppani. Essa equipe cuida da execução da limpeza e conservação das praças, bem como da formação ambientalista dos participantes, reuniões de planejamento e responde por todas as diretrizes previstas no Plano de Trabalho e Termo de Convênio e Colaboração.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Maria Bellintani, “os resultados positivos deste ano são frutos de um plantio fecundo da equipe executora e da dedicação de cada um dos senhores e senhoras do ‘Boa Praça’. Por isso agradecemos a todos e esperamos manter essa qualidade no próximo ano de 2024”, concluiu.

Relatório das capacitações realizadas em 2023: temas abordados

Os Biomas; Árvores exóticas, tóxicas e locais apropriados para plantio de emergentes;
Na prática – abelhas nativas e visita ao meliponário; Identificação de animais peçonhentos/venenosos e primeiros Socorros no caso de acidentes com os mesmos: o socorrista André Luiz Aragão discorreu sobre o assunto; Ervas Medicinais; Crescimento da cidade e o benefício do espaço público, com o arquiteto e urbanista Dib Elias; Impactos Ambientais;
Biodiversidade da Mata da Virgínia e biodiversidade urbana, com o biólogo da empresa Cambuhy Agrícola Ricardo Falconi; Conservação de Biodiversidade e sistemas agroflorestais (SAFs).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?