Programação cultural de Dezembro começa neste final de semana

A Prefeitura de Matão, através do Departamento de Cultura, inicia o panorama cultural de dezembro, com várias atividades dedicadas ao Natal.A programação, começa com “Vivência de Maracatu do Baque Virado”, no dia 3 de dezembro, às 9h na Casa PIPA, com os Mestres Walter de França (presidente e Mestre da Percussão da Nação Raízes de África) e Maurício Soares (integrante do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife/PE). Eles apresentarão suas vivências e saberes ancestrais, assim como a preservação da cultura negra. A história e os fundamentos do maracatu são abordados através dos cantos, da dança e do ritmo, além dos aspectos culturais e coletivos dessa manifestação salvaguardada como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

O segundo encontro será no “Festival da Democracia com Instituto Terroá”. Com apoio do Instituto Votorantim e da Citrosuco, o Terroá auxilia em incentivar e formar a cidadania da população, através dos projetos “Qual sua responsa?” e “Parlamento Jovem”, diante disso, descendeu o “Fórum das Juventudes”.

O Festival acontece como forma de celebração desses projetos e suas atuações, neste ano de 2022. Contará com a participação do Departamento de Cultura e terá apresentações de Sarau de Poesias autorais dos jovens, “Divas do Rock”, com a Banda Vitrô d’Amélia . O evento ocorre também no dia 03 de dezembro, às 18h30, na Estação Ferroviária.

No dia 4, sucede o “Encontro de Batucadas – 1º Grito de Carnaval”, celebração referente ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, com a união dos grupos de percussão “Batucada na Geral”: do Bom Jesus, CEU das Artes e da Escola Marlene Frattini, pela direção de Basílio Amarante, professor através do Programa TEIA; junto a outros grupos de bateria, Maracatu da Casa Pipa e samba da cidade. A celebração será às 16h, na Estação Ferroviária.

FIQUE LIGADO!

As inscrições de blocos para o Carnaval “TôMatão 2023” estarão abertas entre o dia 05 de dezembro e 20 de janeiro. As inscrições podem ser feitas WhatsApp (16) 35062323 ou na Casa da Cultura.