Projeto “Boa Praça” prossegue com curso de aperfeiçoamento 

Projeto “Boa Praça” prossegue com curso de aperfeiçoamento 

Retirada constante de lixo e excesso de folhas e galhos explicam um visual mais limpo nas praças de Matão

Esta semana a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a ONG OCARA, realizou na Casa da Cultura, mais um curso de formação e aperfeiçoamento de técnicas de preservação e jardinagem, junto aos 50 integrantes do Projeto “Boa Praça”. 

De acordo com o biólogo e educador ambiental Anderson Barbosa – bem como a equipe organizadora do Projeto “Boa Praça” – além de servir como   espaço de integração da equipe, a reunião mensal tem contribuído para melhorar as praças e jardins, a partir do desenvolvimento de um trabalho de educação e responsabilidade com a preservação do meio ambiente, através da implantação de estratégias que visam melhorar o ecossistema no município.

“A ideia é aprender e compartilhar mais conhecimentos sobre o conceito ecológico que as árvores trazem para o município, pois as flores e sementes servem de alimentos para os pássaros e outros animais, a sombra e a ‘fotossíntese’ trazem bem-estar e saúde às pessoas”.

No mês de setembro foram plantados ipês coloridos em todas as praças, jardins e canteiros centrais. Em outubro, com a chegada das chuvas, estudam-se maneiras de plantar flores e outras plantas rasteiras. 

Pelo menos uma vez por semana as equipes da Prefeitura retiram o lixo   deixado nas praças e jardins, de maneira irregular. Assim, os “Boas Praças” separam esse lixo do excesso das folhas e galhos, ensacam e organizam para serem direcionados aos locais corretos.

É importante saber que os “Boas Praças” deixam permanecer no solo uma quantidade adequada de folhas, retirando apenas o excesso, a propósito de manter a irrigação e umidade da terra.

Processo de geração de energia renovável

Cerca de dois caminhões por dia de folhas e galhos, após as podas, são transportados para uma empresa privada que realiza ‘trituração’ e redireciona às caldeiras da CPKelco para transformar o referido material orgânico em vapor.

Coleta seletiva da CooperMatão (16) 99706-2443/ 99782-2557

Segunda-feira: Centro;

Terça-feira: Parque dos Ipês;

Quarta-feira: Centro, Residencial Olívio Benassi, Portal Terra da Saudade, Vila Cardim I e II, Parque Novo Mundo, jardim do Bosque, Vivelândia, Vila Guarani, Bairro Alto, Vila Mariani, Bela Vista;

Quinta-feira: Jardim Paraíso I, II, III, Alto da Boa Vista, Residencial Azul Ville I e II, Parque do Imperador, Parque Mônaco, Parque Imperial, Residencial Valério Morandi, Parque Petrópolis, Portal da Baronesa;

Coleta seletiva da Cooperalsolmat (16) 99119-7243/ 99255-0728

Segunda-feira: Nova Matão, jardim Buscardi, BNH, Residencial das Acácias, Residencial Las Lomas, Residencial Maria Cândida, COHAB, Santa Rosa, Residencial Vila Maria, Residencial Bom Jesus, jardim Esperança, Parque das Laranjeiras I e II;

Terça-feira: jardim Aeroporto, Residencial Monte Carlo, Nova Cidade, jardim São José, jardim Itália, jardim Brasil, jardim Paraíso; 

Quarta-feira: Vila Santa Cruz, Vila Pereira, jardim Santa Rosa;   

Mais informações: Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (16) 3383-4055/ 4060 ou 99632-9301.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção artesãos!

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de artesanato...

Vagas PAT

1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO EXIGIDA-...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?