Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebe nova ambulância e mais investimentos

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebe nova ambulância e mais investimentos



Com o compromisso de fortalecer os serviços de urgência e emergência de Matão, nesta semana, aconteceu a entrega de mais uma Ambulância de Suporte Avançado (USA), à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Matão). O prefeito Cido Ferrari esteve reunido com as equipes para oficializar a entrega deste novo recurso. Além desta, outra unidade de Suporte Avançado já está em operação e, em breve, outras duas unidades de Suporte Básico chegam ao município, totalizando mais de R$ 1,3 milhão de investimentos na frota.

Atualmente, a frota do SAMU de Matão, com mais de 10 anos de uso, é composta por quatro ambulâncias que também prestam atendimentos a cidades vizinhas, como Santa Ernestina e Dobrada. Com uma demanda que ultrapassa os 550 atendimentos mensais, a frota do SAMU enfrentava desafios significativos devido à alta quilometragem rodada e ao tempo de uso. A frequente necessidade de manutenção também evidência a necessidade desse investimento realizado.

“Sabemos que garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência médica é crucial, pois a missão desses profissionais é salvar vidas, e eles despedem que seus instrumentos de trabalho estejam em perfeitas condições de funcionamento para assegurar não apenas a rapidez, mas também a qualidade do atendimento. Tínhamos este compromisso com a população matonense e com os nossos profissionais. Portanto, mais uma vez, com muita alegria, concluímos mais um projeto por Matão”, destacou o prefeito Ferrari.

A nova Ambulância de Suporte Avançado (USA) é apenas o primeiro passo de uma série de melhorias planejadas para o SAMU de Matão. Em breve, outras duas unidades de Suporte Básico serão integradas à frota, totalizando três novas ambulâncias adquiridas com recursos próprios da Prefeitura. Além destas, uma quarta ambulância de Suporte Básico foi recentemente conquistada por meio de um termo de doação do Ministério da Saúde, totalizando quatro novas ambulâncias.

A Ambulância de Suporte Avançado (USA) é equipada com instrumentos semelhantes a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contando com cardioversor, bomba de infusão, ventilador mecânico, entre outros. Esta unidade é destinada a ocorrências de maior complexidade, como acidentes graves, paradas cardíacas e outras situações críticas, sendo atendida por uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

Já as Ambulâncias de Suporte Básico (ASB) prestam atendimento em casos de menor complexidade, dispondo de equipamentos como pala, material de acesso venoso, e outros, sendo conduzidas por uma equipe formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem.

O SAMU também desempenha um papel fundamental não apenas em situações de urgência e emergência, mas também em transferências interhospitalares para centros médicos em cidades como Campinas (SP), Barretos (SP) e outras.

O Secretário Municipal de Saúde,Orivaldo Ademir Reguim, o Faro, enfatizou a importância desses investimentos para a qualidade e eficiência dos serviços de saúde em Matão e região. “A chegada dessas novas ambulâncias é um marco para a nossa cidade. A administração do prefeito Cido Ferrari está comprometida em garantir que nossa comunidade receba assistência médica de excelência, e essas unidades representam um passo significativo nesse sentido”, disse o secretário.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?