Prefeitura lança edital para contratação de profissionais para o projeto “Pequeno Cidadão” e Oficinas Culturais

Na manhã de quinta-feira (19), o prefeito Cido Ferrari assinou o convênio de contratação do programa TEIA – Território de Educação, Intercultura e Arte (TEIA), da Associação Cultural e Ambiental para Cidadania – ONG Ocara, que será responsável pela retomada e desenvolvimento do projeto “Pequeno Cidadão” e da oferta das formações por meio das Oficinas Culturais, realizadas através da Secretaria de Educação e Cultura. O trabalho com a comunidade matonense será difundido por diversos profissionais que atuarão em diferentes espaços públicos. Os candidatos poderão fazer sua inscrição entre 20 e 29 de maio, exclusivamente no endereço eletrônico https://bit.ly/3Lwb1ni

“Um dos maiores patrimônios da humanidade está no conhecimento que adquirido ao longo da vida e transmiti-lo para outras pessoas faz parte desta construção de possibilidades dos que ensinam e aprendem. Portanto, esta parceria tem o objetivo de investir em pessoas desta cidade que tenham potencial criativo para a arte, valorizar nossos artistas e arte-educadores, promover a vivência da população às diversas linguagens artísticas, além de resgatar um trabalho consagrado e responsável pela formação contínua de pessoas de todas as idades e classes sociais”, frisou o prefeito Cido Ferrari.

Entre os cursos de múltiplas linguagens do campo das Artes da Cenas, Artes Visuais, Música e Literatura estão: teatro, dança contemporânea e urbana, canto e coral, orquestra, instrumento solo, pintura, grafite, artesanato, contação de histórias, circo e outros. As aulas acontecerão nos pontos de cultura como o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), Casa da Cultura, CAPS, projetos assistenciais e demais espaços.

“Este Programa é um acontecimento pioneiro a nível nacional, tendo em vista que todo os profissionais, em sua maioria artistas, serão registrados com direitos trabalhistas garantidos, o que nunca aconteceu. Efetivamente, estamos diante de uma feitora educativa, artística e ética, já que valoriza, sobretudo, o trabalho e a criação humana”, enfatizou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

O convênio também viabiliza a retomada das atividades do projeto “Pequeno Cidadão” que oferta atividades de educação complementar artística para crianças e adolescentes no período contraturno ao escolar. “Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Cido Ferrari, pois este Projeto Educacional, interrompido antes do início da pandemia da Covid-19, contribuiu na formação e gerou oportunidades a milhares de estudantes de nossa cidade ”, afirmou o Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luis Martins de Freitas.

O vice-presidente da ONG-OCARA também participou da solenidade de assinatura e falou do compromisso e resultados que geram estas iniciativas. “Minha vida profissional é resultado de pessoas que acreditaram e me ofertaram oportunidades nesta cidade e que hoje voltam neste Governo com a mesma percepção. Sou ex-aluno de oficinas culturais que estudou, viajou e hoje leva adiante o que aprendeu. Este trabalho da Prefeitura de Matão volta a acontecer com a ONG e demais participantes do TEIA”, afirmou Kadinael Silva.