Na manhã desta sexta-feira (26), na Casa da Cultura, aconteceu uma formação para as diretoras e coordenadoras das unidades de Educação Infantil de Matão, focada no conceito do “brincar heurístico” nas creches. Essa abordagem educacional se concentra no uso de materiais naturais e objetos do cotidiano e estimula a criatividade e o desenvolvimento da criança na sua totalidade.
A iniciativa foi organizada pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, composta por Maria Claudia de Santi e Elenice Aparecida P. Moreira, junto a gerente de creches Tais Ferreira Damaceno Ridão e a gerente de pré-escola, Cíntia Ridão Cavichia.
“Reconhecemos a importância de proporcionar espaços de aprendizagem e reflexão para nossas equipes, visando sempre o melhor desenvolvimento e bem-estar das crianças que estão sob a responsabilidade do município. Esta integração entre as equipes é essencial para que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade”, citou o prefeito Cido Ferrrari.
O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada pelas educadoras britânicas Elinor Goldschimied e Sonia Jackson. O brincar heurístico é a descoberta das coisas por si mesmo, e envolve a livre exploração de objetos não estruturados como colheres, pegadores de massas, esponjas, pincéis, pedaços de madeira, pinhas, folhas de árvores, entre outros materiais de fácil acesso.
Você já viu uma criança trocar um brinquedo sofisticado por uma caixa de papelão vazia? Ter contato com esse tipo de material, que não é pronto, é precioso para o desenvolvimento da criança, pois são facilitadores de seu imaginário.
‘A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação tem se empenhado intensamente para trazer iniciativas que enriqueçam o trabalho nas unidades de Educação Infantil. Agradeço especialmente à Maria Claudia de Santi, Elenice Aparecida P. Moreira, Tais Ferreira Damaceno Ridão e Cíntia Ridão Cavichia por liderarem essa formação de forma tão dedicada e inspiradora’, citou a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Pereira Bellintani.
Depois, a formação seguirá para as unidades de Educação infantil através das coordenadoras pedagógicas, cuidando da formação dos educadores que atuam diretamente com as crianças pequenas.