Sábado tem abertura da programação da Consciência Negra

Dentro da agenda cultural do mês de novembro, estão previstas variadas atividades em homenagem e reconhecimento à luta e a história do negro no Brasil. Entre os dias 19 e 23 de novembro, o público está convidado a prestigiar o espetáculo “Saias”, no CEU das Artes, do encontro e manifestações “Negros Matão”, na praça da Abolição, da roda de conversa com a escritora do livro “Tudo nela é de se amar”, da roda de conversa com o grupos de leitura o IFSP e da Biblioteca de Matão e o recital de piano “Quem quer ouvir piano?”, com Pedro Paulo de Avelino.

“O mês de novembro está dedicado para refletirmos – através da arte – sobre a vasta e marcante contribuição da cultura negra na formação brasileira, além de provocar-nos à consciência da dívida histórica que carregamos. Somente com ações que valorizam as representatividades sociais, caminharemos para um mundo mais justo e igualitário”, disse o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

Confira a programação completa:

Fórum da Consciência Negra – CIRCUITO SP

Dia 19.11 – às 16h00

Local: CEU das Artes

“Saias – dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras”

Idealização: Nil Sena e Renata Oliveira

Através de um mergulho e investigação nas manifestações populares brasileiras – danças, cantos e toques – sobretudo o Maracatu, Jongo, Simbologia dos Orixás, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba de Roda e Ciranda. Dentro de cada manifestação trabalhada, a figura da mulher surge com a força e potência das rezadeiras, trabalhadoras rurais, lavadeiras e das dançadeiras, como que a indagar: “ATÉ ONDE SOU SAGRADA? ATÉ ONDE SOU PROFANA?”, trabalhando em cena o corpo feminino no limiar de sua essência: A Deusa que, em seu alto de existência, desdobra-se em movimentos. O espetáculo estreado em 2018, foi contemplado em editais, tem se apresentado em unidades do Sesc e está em Circulação pelo interior paulista pelo Edital SESI/SP – Viagem Teatral.

“Negros de Matão”

Encontro com manifestações populares de tradição da cultura negra e fixação de painel, com imagens de acervo da Comunidade Negra Matonense, do repórter e fotógrafo Sérgio Sabará.

20/11 | 16h
Praça da Abolição Participação: “Batucada na Geral” e “Grupo Sou Eu, Caboclo”

“Tudo nela é de amar”
A escrita de Luciene Nascimento e a
(re)significação da jornada da mulher negra

Roda de conversa com a autora Luciene Nascimento acerca de seu livro “Tudo nela e de se amar”; debatendo seu processo criativo, identidade, reconhecimento, autoestima e valorização da pessoa negra.

21/11 | 19h30
Participação: Clube de Leitura
Ubuntu (IFSP) e Biblioteca Municipal.

“Ancestralidade e Tradição”
Babalorixá Jeferson T´Ayrá
e Yalorixá Claudia de Oyá

Roda de conversa sobre a contribuição e importância da preservação da cultura africana na construção e desenvolvimento do Brasil.

22/11 | 19h30

“Quem quer ouvir piano?” – PAESA

Recital com o pianista Pedro Paulo de Avelino, professor do Programa TEIA, nos pontos municipais de Cultura.

23/11 | 19h30