Artistas são homenageados no Corpus Christi de Matão

Tânia Maria Modé Gorgatti Soleder (in memorian) e Elio Floriano estão entre os personagens de um dos maiores eventos culturais do interior paulista

Em todas as edições da celebração de Corpus Christi, artistas que reproduzem obras da arte sacra ou vinculadas à Campanha da Fraternidade, são homenageados através do projeto “Artista na Rua”, onde um dos tapetes próximos à igreja Matriz do Senhor Bom Jesus é ornamentado por alunos das escolas da cidade e demais interessados em contribuir com a confecção do trajeto por onde passa a procissão de fieis. Para este ano, a homenagem será in memorian à professora e artista plástica matonense, Tânia Maria Modé Gorgatti Soleder, falecida em junho de 2022.

O projeto “Artista na Rua”, criado pela também professora e artista plástica Rita Bessi, consiste em incentivar e direcionar um espaço para aqueles que desejam expressar sua arte na festa de Corpus Christi. Contribuir com a continuidade da tradição e envolver pessoas da cidade na decoração dos tapetes, estão entre os propósitos do projeto.

A primeira edição do projeto aconteceu em 1999 quando ele, inicialmente, fazia parte das disciplinas da Escola Municipal Adelino Bordignon. Em 2008 ele passa a ser expandido contemplando a participação de todas as pessoas da cidade. Neste tempo, ele já homenageou grandes nomes da arte, como Tarsila do Amaral e Michelangelo Buonarotti, além outros artistas locais, como Maria Helena Bottura e Victório DAgostino.

A idealizadora conta que além de manter a tradição, o “Artista na Rua” permite o reencontro de matonenses que já na moram mais na cidade. “É uma data muito especial, pois mesmo após tantos anos, neste feriado, é comum encontrar meus ex-alunos e antigos moradores que vêm à cidade, especialmente para confeccionar os tapetes e apresentar a beleza deste dia para seus familiares. Eles voltam e fazem questão de participar, relembrando os tempos da escola. Começam na madrugada e seguem por nove, dez horas ou mais ajoelhados, construindo o quadro na Rua José Bonifácio”, diz Rita.

Atualmente, 40 pessoas de diversas idades participam do projeto e repassam seu conhecimento aos novos integrantes. “Para quem quiser ser um artista na rua e contribuir com a confecção dos tapetes é muito simples. Além da disposição, basta ir até a Rua Rui Barbosa e procurar um dos participantes. Eles vão disponibilizar ao interessado a cópia do desenho a ser confeccionado, as cores que devem ser utilizadas e os moldes do tapete”, explica o diretor do departamento de Cultura, Juliano Jacopini.

Exposição: “A Arte Naif sob o olhar de Tânia Gorgatti”

Contemplando as várias atrações culturais programadas para a 75ª edição da festa de Corpus Christi, no dia 02 de junho, na Casa da Cultura, acontece a abertura da exposição de parte do arsenal das obras da artista. O evento será a partir das 19h30.

As visitas poderão ser realizadas até o dia 29 de Junho, das 8h00 às 17h00. A Casa da Cultura de Matão fica na Avenida Sete de Setembro, 1051 – Centro.

Segundo homenageado

Colaborador da Festa desde 1987, o artista Elio Floriano também será homenageado nesta edição. Com um trabalho intrinsecamente ligado à identidade da arte local, Elio, além de inspirar a nova geração de artistas locais é reconhecido nacionalmente pelos desenhos das obras desenhadas através da sua técnica de “Areiografia”, desenvolvida conforme a evolução dos enfeites, sendo até hoje utilizada nos desenhos dos quadros de rua.

Pintor, escultor, músico, professor e compositor, um artista completo que vive e ensina a sua arte. Além de seu quadro no chão, confeccionado anualmente na festa de Corpus Christi, diante da Casa da Cultura de Matão, as obras plásticas do artista poderão ser apreciadas pelo público em um outro trabalho dicado à Música Popular Brasileira.

Exposição: “A MPB e eu”

O trabalho é uma homenagem do artista Elio Floriano aos ícones da música brasileira, entre eles, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Maria Bethânia e outros. “Presente no coração dos brasileiros, a música deles é patrimônio nacional. Esta exibição de arte plástica apresentará estes grandes ícones, carregados de simbolismos e referências culturais, que nos conectam à nossa história”, enfatiza Elio.

A abertura da exposição acontece no dia 08 de Junho, a partir das 8h00. O evento que integra a programa cultural da Festa de Corpus Christi, inaugura a galeria de exposições da nova sede da Biblioteca Municipal de Matão, localizada na Rua 07 de setembro, nº1183, no Centro.