Atividades culturais marcam o Dia Internacional das Mulheres

Durante o mês de março, a Prefeitura de Matão dedica sua programação cultural em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março. Representando as matonenses e todas as mulheres brasileiras, artistas locais e convidados se mobilizam entre espaços socioculturais e promovem atividades que rementem as diversas formas de ser mulher.

Exposições e confecções de pinturas, fórum com orientações sobre os direitos das mulheres e apresentação de dança fazem parte deste cronograma especial.

Exposição – Casa da Cultura

A primeira atividade acontece na sexta-feira (03/03). A artista plástica Victória Maria recebe o público a partir das 19h30, na Casa da Cultura, na abertura da exposição “Intimidades”, que se trata de uma série de representações das relações íntimas e afetivas humanas em diferentes estágios do puro amor e confiança, ao caos e turbulência em relacionamentos.

“A intensão deste trabalho é gerar uma reflexão sobre todos os tipos de relacionamentos”, disse a artista.

As pinturas – realizadas em aquarela e giz pastel sobre papel – fazem referência à figura humana, majoritariamente em cores vermelho, laranja e rosa para representar o lado terno dos relacionamentos e cores vermelho, preto e cinza para representar o lado obscuro e turbulento que relacionamentos podem ter em uma trajetória.

A exposição acontece até o dia 31 de março, e as visitas podem ser realizadas entre segunda e sexta-feira, das 09h às 17h00.

Fórum das Mulheres – Casa da Cultura

Entre os dias 06 e 08 de março, a Casa da Cultura realiza três atividades com a participação de algumas mulheres protagonistas que, entre suas funções, está a garantia dos direitos do publico feminino.

06 de março – 19h30

A convidada Isabel Cristina de Paula, assistente social e promotora legal do município, promove uma roda de conversa com orientações sobre assuntos ligados à violação dos direitos. Após o encontro, o Núcleo de Dança Silvia Mello se apresenta para os participantes

07 de março – 09h00

Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil da APAE e estudante de Psicologia, Aline Tavares Inocêncio da Costa abordam temas ligados ao acolhimento de mulheres nos diversos serviços público e privado. Após a dinâmica, a artista e professora de dança, Peppy Typer, finaliza o segundo dia de atividades com uma apresentação.

Dia 08 de março – 13h00

No Dia Internacional das Mulheres, representantes do Parlamento Jovem de Matão dialogam com o público feminino juvenil. A ideia central deste encontro é incentivar a atuação da juventude nos espaços de cidadania e política da cidade. Nesse ínterim, as convidadas vão relatar suas experiências como membros de grêmios estudantis e do Parlamento Jovem de Matão, além apresentar alguma de suas propostas de trabalho e funções diante destes instrumentos democráticos.

A atividade também vai contar com a participação da artista visual Mick Alves.

Dia 08 de março – 9h30 as 11h30

Palestras, apresentação de piano e uma exposição de fotografias artísticas de mulheres vinculadas aos CRAS e CREAS, são algumas das atividades do evento nomeado “Belas”.

Esta programação especial de celebração ao Dia Internacional das Mulheres 2023, foi criada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e ocorrerá no dia 8 de março, das 9h30 às 11h30, nas dependências da unidade do Sesi-Matão.

O evento é restrito e voltado a mulheres e homens que frequentam os CRAS e CREAS, bem como aos profissionais da rede de atendimento do setor social da Prefeitura.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Ferrari será um momento muito importante para reforçar os direitos da mulher e promover a autoestima de maneira que todas se sintam protagonistas, ‘empoderadas’ e ‘Belas’. “Quando uma mulher é respeitada, ela se sente encorajada a participar de tudo com mais força na sociedade contribuindo de forma parceira ao lado dos homens”.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, “o objetivo do evento é refletir sobre ferramentas e caminhos que resultem no protagonismo, representatividade, oportunidades, encorajamento e na aniquilação de barreiras e preconceitos que contextualizam a representação da mulher do ponto de vista sócio-histórico”.