Atrações do Festival de Artes continuam

No Domingo (21), aconteceu a abertura da segunda edição do Festival de Artes – FESTA. A mistura dos diversos ritmos musicais contagiou o publico que acompanhou as primeiras atrações de um roteiro extenso, dedicado as celebrações dos 124 anos de Matão. As festividades culturais continuam nesta sexta-feira (26), com teatro (Casa da Cultura), oficina de Areiografia (Base Comunitária) e performances de dança e música (Praça da Matriz ). Já o encerramento do Festival será no sábado (27), dia do aniversário de Matão, com o Circuito Sesc de Artes, no Parque Ecológico, a partir das 16h00.

De maneira itinerante, os cenários do “FESTA” estiveram em vários espaços contemplando as diversas linguagens artísticas, ao longo da semana. A abertura aconteceu no palco “Viva Cultura”, em frente ao Parque Ecológico, onde aconteceram os shows das bandas “Forró da Morada”, “Vitrô D’Amélia”, “A Turma Tá Subindo” e do cantor matonense César Marcatti. Além disso, houve uma Feira de Artesanato e uma praça de Alimentação formada pelas entidades assistenciais.

Promover o encontro das artes com o entretenimento e a diversidade cultural, foi uma das propostas idealizadas pela equipe organizadora dos eventos, composta pelo Departamento de Cultura de Matão. Neste sentido, as opções não faltaram, pois o Festival ainda levou Teatro em algumas Escolas Municipais de Ensino Infantil, no CEU das Artes, no Parque Ecológico e na Casa da Cultura; Literatura e roda de conversa no Campus do IFSP de Matão; e Música na Casa da Cultura, Estação Ferroviária, bairro de Silvânia e na Feira do Produtor Rureal.

As atividades são realizadas pela Prefeitura de Matão, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a Cia. Labirinto de Teatro, Casa Pipa, Sesc, Amigos da Arte e Circuito SP.

Confira a programação de sexta-feira (26) e sábado (27).

PERFORMANCE

26 de Agosto

Praça da Matriz – 16h30

Encanteria – ( indicação acima de12 anos)

Núcleo Experimenta de Butô

O que acontecerá com a cidade e seus habitantes quando forças avassaladoras emergirem da terra para enfim destruir todo o asfalto da civilização? Executado em espaços públicos, o trabalho evoca a poética dos encantados como ato de resistência e louvação a todos os seres, saberes e fazeres que são excluídos por projetos civilizatórios eurocentrados. Cinco dançarinos ofertam suas carnes para a presentificação de forças e formas que desejam amaldiçoar os inimigos, abençoar os amigos e despertar outros modos de existência. Dança e Música como estratégia potencializadora da vida, possibilitando que encantados e transeuntes celebrem juntos mais uma vez.

TEATRO

26 de Agosto

Casa da Cultura – 20h

O Touro – História de Fantasma no Brasil Profundo
O Barong

O Touro” é uma kaidan, uma história de fantasmas. Uma narrativa não linear. Num vilarejo que beira uma vereda estranha, acontece uma tragédia familiar. Um acontecimento com um tal de um boi de chifre. Ele enfiou o chifre no buchinho do menino Miguel… Daí, que o pai matou o touro e, na sequência, se matou. A mãe morreu em seguida… Morreu a família toda, e, agora, a Terra está amaldiçoada. Toda noite o boi está lá perto de uma árvore no topo do morro. O berrante toca e descem os fantasmas.

MÚLTIPLAS LINGUAGENS
27 de Agosto

CIRCUITO SESC DE ARTES

Parque Ecológico – 16h00