Matão celebra o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” com ações e conquistas de atendimento especializado

Matão celebra o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” com ações e conquistas de atendimento especializado

Município conta com ampla rede sendo referência no atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, é uma data de grande importância para a conscientização e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de promover uma sociedade mais respeitosa, consciente e inclusiva, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Matão (COMDEF) realizarão uma ação especial nos próximos dias.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades fundamentais como comunicação, interação social e comportamentos. Caracterizado por uma ampla gama de sintomas, que vão desde dificuldades na comunicação e interação social até interesses obsessivos e comportamentos repetitivos, o autismo é uma condição complexa e multifacetada que requer atenção e compreensão da sociedade. Por ser um transtorno do neurodesenvolvimento os sinais podem ser perceptíveis logo na primeira infância.

Na terça-feira (02), o prefeito Cido Ferrari participou de uma atividade no Centro de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista (CATEAMA) e ressaltou o atendimento prestado em Matão. “Nosso município conta com uma ampla rede de referência no atendimento do TEA, formada por diversos equipamentos e excelentes profissionais. Além disso, a Prefeitura de Matão está comprometida em oferecer atendimento de qualidade que vai desde a intervenção precoce, terapias, acompanhamento médico e educacional e demais recursos necessários”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, estão programadas diversas ações ao longo do mês de abril, sendo a principal no dia 14 de abril. Diversos grupos estarão reunidos em uma caminhada no entorno do Conjunto Poliesportivo “Dr. Laert José Tarallo Mendes”. A atividade é aberta ao público e acontecerá das 7h30 às 11h30.

Este evento contará com a participação dos equipamentos que formam a rede da responsável pelo atendimento da pessoa com ‘Transtorno do Espectro Autista’ (TEA) no setor público, sendo eles, o Centro de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista (CATEAMA), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro Saúde Mental Infantil (Centrinho), o Ambulatório de Saúde Mental e o Núcleo de Atendimento Especial- NAE/LUME. O evento é organizado pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Matão (COMDEF) e conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Matão e Região (TEAMA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

“A celebração desta data faz parte de um conjunto de iniciativas contínuas promovidas pela Prefeitura, cujo objetivo é atender tanto as necessidades de tratamento e serviços específicos para aqueles que deles necessitam, quanto sensibilizar a população sobre este assunto. Há quase 30 anos, nossa cidade se tornou uma referência em atendimento, quando os serviços foram iniciados no Centrinho e agora, contamos com uma rede ampliada com novos equipamentos e mais profissionais”, declarou o secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro.

Durante a ação, haverá uma tenda da saúde com especialistas disponíveis para oferecer informações, suporte e orientações sobre o TEA, proporcionando um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas.

Demais atividades

Ao longo do mês, as equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação e Cultura promoverão outras atividades em algumas Unidades de Saúde e nas Escolas Municipais. A programação conta com palestras, passeatas, exibição de vídeos, distribuição de materiais informativos e demais orientações à comunidade sobre o tema.

Atendimento na Rede Pública de Matão

A rede de atenção de Matão apresenta uma estrutura abrangente para atender às necessidades das pessoas com diferentes perfis e demandas relacionadas à saúde mental. Dentre eles, estão as equipes especializadas no atendimento ao Autismo, sendo eles:

Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho)

Atendimento a crianças de 0 a 13 anos, nas áreas de Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional.

CATEAMA

Recentemente, a Prefeitura de Matão com o objetivo de ampliar o atendimento especializado, promover um diagnostico mais preciso e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, inaugurou ao final de 2023, o Centro de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista (CATEAMA) – Dra ‘Dra. Mônica Aranda Amado Flamínio’. Este novo serviço da rede pública municipal presta atendimento especializado por meio de equipe técnica multidisciplinar. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Matão e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O local conta com neuropediatra, psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, etc. Os profissionais utilizam a abordagem da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que se baseia em princípios científicos da aprendizagem e do comportamento humano

Ambulatório de Saúde Mental

Oferece atendimento ambulatorial a adultos e adolescentes a partir de 13 anos, com demanda de transtornos leves e moderados, nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional;

CAPS II

Atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo a adultos com transtornos mentais severos e persistentes, nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional

Núcleo de Atendimento Especializado (NAE-LUME)

Aatende alunos matriculados na rede municipal de ensino nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia, com objetivo de realizar orientações, avaliações e encaminhamentos para os equipamentos municipais da área da saúde.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?